TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática

Por:   •  6/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  1.221 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: PROG.ESP.FOR.PED.DOCENTES-GEOGRAFIA (LICENCIATURA) - 2/A

Disciplina: DIDÁTICA – 80H_TURMA_02_022016

Tutor: ROBERTHA MATTA

Aluno (a): MARIA FERNANDA PIRES MACHADO

RGM (nº de matrícula): 15803155                                   Data de entrega:   06/02/2016

Polo: VARGINHA - EAD TECNOLOGIA - VARGINHA - MG / NOVA FRIBURGO - ESSENCIAL CURSOS UNIVERSITÁRIOS - NOVA FRIBURGO - RJ 

 Observações:

 

 

Nesta atividade, será proposto uma atividade, com dois temas para análise e considerações: A escolha da abordagem de ensino aprendizagem e o uso das novas tecnologias na educação. 

1). Conforme a abordagem ou tendência escolhida pelo professor, teremos diferentes implicações em sala de aula. Com isso vocês já perceberam também que o posicionamento sócio-político-educacional do professor influencia diretamente sua maneira de trabalhar com os alunos, na medida em que, de suas escolhas dependerá o sucesso na aprendizagem. Analise a tirinha abaixo e comente sobre o tipo de ensino aplicado neste caso. Qual a participação de Mafalda, como aluna? E do professor? Em qual abordagem estaremos nos apoiando ao trabalhar como no exemplo dado? Esta seria sua escolha pessoal? Por quê?

 

Na tirinha o professor utiliza a abordagem tradicional, que tem como característica uma concepção e uma prática educacional, com ênfase na transmissão de conteúdo. A participação da aluna, Mafalda, é apenas recebe/observa a informação transmitida. O professor, por sua vez, usa o método tradicional de transmitir seu conhecimento, ele “dá a lição”, sem requerer nenhuma participação da aluna, e irá avaliar se o aluno aprendeu a lição por meio de provas.

Não deixaria de aplicar o ensino tradicional, porém usaria também a abordagem construtiva. Desenvolveria a atividade proposta com mais prática, interatividade e dinamismo, passaria a informação do jeito tradicional, mas deixando o aluno executar a atividade, é fazendo que se aprende.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com