TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dilemas da Região e da regionalização na geografia contemporânea

Por:   •  14/5/2018  •  Resenha  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Nome: Cauan Calile Costa Moreira

Componente curricular: Geografia Regional

Professor: Osvaldo Martins Junior

Região numa “Constelação” de conceitos: Espaço, Território e Região.

HAESBAERT, R., 1958 - Regional-global: dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea. capitulo 3º Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

Cauan Calile Costa Moreira

Os conceitos de espaço, território e região é um grande paradigma vivenciado na geografia. Antes de iniciarmos este processo, é importante compreendermos a importância dos conceitos para a origem e formação de também outros conceitos, e dentro disto, utilizamos como a ideia principal de espaço.

A ideia de conceituar não está relacionado a ideia de “reduzir”, ou até mesmo em ser um recorte de delimitação, diante a outro conceito, estamos falando em uma forma de fazer ampliar, e fazer produzir o novo diante a essas conceptualizações. E por isto, o definir estaria ligado a ideia de “reduzir”, “solidificar” a produção deste como um evento, um acontecimento. Trata-se de uma realidade constantemente em “mutação”, uma complexidade dinâmica e sempre em reconstrução.

Poderíamos “formalizar” uma relação de espaço-região-território, e assim sendo, o espaço como elemento satélite. A importância disto, estaria na conceptualização múltipla do que é espaço.

É importante destacar, que para a produção de uma “teoria geral”, ela estaria ligada a um conceito-base, que viria dessas concepções de espaço. E para uma concepção maior, o espaço estaria compreendido como uma relação entre objetos(espaço relativo).

Na concepção de Harvey, a partir do conceito de Lefebvre, há uma proposta em demonstrar, em “especificar” a matriz do espaço absoluto, relativo e relacional e relacionando com: espaços percebido, concebido e vivido. A partir desta sequência, se obtém uma noção de como estariam representados estes espaços. O espaço aqui, prova a concepção de dinâmico e de interatuar com outros elementos.

Mais adiante, o texto mostra o espaço e território como concepções distintas. Raffestin defende que a concepção de quê o espaço é o elemento principal e se solidifica. O território seria definido por elementos que seriam resultantes de um processo de interação “interdependente” de forças do estado.

Falando sobre a territorialização a ela estaria associada a “apropriação”, sendo concreta ou simbólica.

Ao se referir por “prisão original” e “prisão construída” dá-se a entender, que estaria o homem inserido num espaço entre o “dinâmico” e o “não-dinâmico”, pois, “prisão original” passa a ideia de der um espaço sobre ele mesmo, na sua forma, sem interação. A prisão construída, “o espaço e sua interação”, interação essa com o homem.

Raffestin demarca o território com forte intervenção estatal, seria um conceito ligado a imposição e demarcação de poder.

Territorialização e regionalização, são conceitos pertencentes ao mesmo grupo, porém, diferentes em suas definições. São complexos, enquanto o primeiro, está mais relacionado a produção de espaço, enquanto a regionalização estaria ligado a uma “visão de analise”.

Por fim, são conceitos que nunca estão dissociados de outros, estão o tempo todo inter-relacionado e não há como o observador enxergar de maneira interdependente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com