TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie De Geo

Casos: Dossie De Geo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  3.616 Palavras (15 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

GEOGRAFIA – 80h

UNIDADE 1

A GEOGRAFIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

Tanto para esta unidade como para a Unidade 2, sugerimos que utilizem os livros da bibliografia básica como fonte de pesquisa:

1.Liste o máximo de assuntos ou conteúdos trabalhados em Geografia que se relacionam à realidade em que vivemos, ou seja, influenciam a vida das pessoas.

*Água que bebemos e utilizamos em casa;

*Energia elétrica que usamos em casa;

*Usamos roupas e calçados que são produzidos em uma região;

*Frutas e verduras que comemos em casa vem da agricultura;

*Os dias e as noites são resultados do movimento de rotação;

* As estações do ano do movimento de translação;

2. Apresente estratégias e/ou recursos didático-pedagógicos que favoreçam um aprendizado mais prazeroso do conteúdo de Geografia.

A música e a televisão, aliadas aos documentários e slides, podem refletir e tirar dúvidas do cotidiano. Esses recursos didáticos tornam as aulas mais dinâmicas e menos monótonas, sendo mais um suporte para o educador em suas aulas, quando busca prender mais a atenção do aluno.

A utilização do JOGO como um dos recursos didático-pedagógicos a serem aplicados no ensino de Geografia.

A contribuição do uso das novas tecnologias como vídeo e documentários em pen drive, acesso ao laboratório de informática nas escolas para realização de pesquisas, podem melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

3. Explique a importância em conhecer o local em que nascemos, propondo atividades pedagógicas que contemplem este conteúdo em geografia.

O lugar de nascimento pode ser alvo de muitos conteúdos, como o levantamento da quantidade de pessoas que saíram para estudar fora ou para trabalhar fora. Fazer um questionário para saber um pouco da vida do aluno onde nasceu cidade e estado? Data do nascimento?nasceu em hospital ou em casa? e montar uma tabela e gráficos. Mostrar aos alunos que a Geografia faz parte do cotidiano das pessoas e da suas condições de existência, tal fato parece justificar sua popularidade.

4. Pesquise em outras fontes as principais diferenças existentes entre a zona urbana e a zona rural e apresente sugestões de melhorias respeitando o espaço geográfico de ambas.

Há pessoas que moram na cidade, outras que moram no campo.

As pessoas que moram na cidade formam a comunidade urbana e as pessoas que vivem no campo formam a comunidade rural.

Na comunidade urbana, há muitas coisas em comum, por exemplo alguns serviços como eletricidade, água e esgoto tratados, transportes coletivos, comunicação, rede de bancos e um comércio muito variado.

Nas cidades, as casas ou apartamentos são construídos bem junto uns dos outros.

A zona rural, também chamada de campo, é a região que fica fora da cidade.

As pessoas vivem no campo em sítios, chácaras, fazendas, etc.

As casas da zona rural não são construídas perto uma das outras. A maioria das pessoas que vivem na comunidade rural trabalha cuidando da lavoura e do gado. As que cuidam da lavoura são chamadas de agricultores ou lavradores. Ela trabalham na terra, plantam, colhem e vendem os produtos. Quem cria os animais como bois, cavalos, cabras, porcos, aves são chamadas pecuaristas.

As formas de diversão e distração das pessoas variam muito de um lugar par o outro. É muito importante que todas as pessoas procurem se divertir e distrair para poder manter a saúde mental e física.

Nas cidades há formas para as pessoas se distraírem: cinemas, teatro, zoológico, parques, televisão, etc.

No campo, onde a vida é mais simples e não existem muitas escolhas para diversão, as pessoas se divertem pescando, andando a cavalo, tomando banho de rio, cachoeira, frequentando rodeios, bailes, etc.

Na cidade ou no campo as pessoas podem se distrair lendo bons livros, fazendo passeios a pé, conversando

5. Argumente sobre o contexto que delineou o surgimento das ideias geográficas de Paul Vidal de La Blache e Ratzel, evidenciando a contribuição de ambos para a geografia.

Ratzel deve-se a ênfase dos estudos geográficos sobre o homem. Entretanto, a teoria ratzeliana via o ser humano a partir do ponto de vista biológico (não social) e que, portanto, não poderia ser visto fora das relações de causa e efeito que determinam as condições de vida no meio ambiente. A essa concepção deu-se o nome de Determinismo geográfico, em que o homem seria produto do meio, ou seja, as condições naturais é que determinam a vida em sociedade.

La Blache rejeitava a ideia preconizada por Friedrich Ratzel que caracterizou a escola alemã de geografia, em que as condições naturais do meio influenciavam e determinavam as atividades humanas e a vida em sociedade. Para Vidal, o homem também transformava o meio onde vivia, de forma que para as ações humanas, diversas possibilidades eram possíveis, uma vez que essas não obedeceriam a uma relação entre causa e efeito.

6. A Geografia Pragmática modernizou-se para dar lugar à Geografia Crítica, de cunho marxista. Explique as principais ideias e mudanças propostas pela vertente marxista, assinalando a contribuição desse novo enfoque da Geografia, proposto por Milton Santos.

Para Milton Santos o Espaço è a morada do homem, o espaço não è uma coisa, senão a realidade relacional:coisas e relações juntas, sua definição não pode ser encontrada senão em relação a outras realidades, a natureza e a sociedade, mediatizadas pelo trabalho.

7. Elabore um plano de aula com algum tema de Geografia que possa ser trabalhado de forma integrada com a história, a matemática, a ciências e a língua portuguesa.

Tema:Sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com