TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia E Sustentabilidade

Trabalho Escolar: Economia E Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  3.089 Palavras (13 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

Depois de dada pesquisa, nas próximas linhas, nosso objetivo será dissertar sobre Globalização e Desenvolvimento Sustentável.

Para isso, em um primeiro momento, dialogaremos sobre o posicionamento histórico de Globalização e Desenvolvimento Sustentável, no Brasil e no mundo. Nosso objetivo aqui não é ampliar a discussão, mas apontar um panorama, um “aroma” histórico sobre os temas.

Em seguida, nos cabe conceituar nossos temas, para isso buscar respostas que indiquem exatamente o que é, do que se trata exatamente a Globalização e o Desenvolvimento Sustentável.

Como percebemos que o tema abrange uma infinidade de informações, dadas as proporções que se somarmos os resultados, de Globalização mais Desenvolvimento Sustentável, obtidos no Google temos o número de 3.770.000 resultados aproximados, então trabalharemos o tema a partir de exemplos dirigidos.

Estes exemplos dirigidos, que compõem a metodologia deste trabalho, serão em diversas áreas e dentre estas estão: Moda, Esporte, Música, Reciclagem, Comunicação, entre outros. Temas escolhidos aleatoriamente pelos integrantes deste grupo.

Após trabalharmos estes diversos exemplos dirigidos concluiremos o nosso trabalho, buscando relacionar os temas com nossa matéria e nosso curso.

1. Panorama Histórico

Pode-se dividir o mundo, se pensarmos em nosso trabalho, em duas épocas, antes e depois da globalização.

Não cabe dissertar sobre o mundo antes da Globalização, mas através de pesquisa descobrimos que antes da Primeira Guerra Mundial (1914-1919) os países consolidaram suas fronteiras surgindo assim o sentimento de nação e nacionalismo, como indica Hannah Arendt em seu livro A Origem do Totalitarismo, mas não iremos nos aprofundar nisto.

Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o plano Marshall (1947) injetou dinheiro para a recuperação dos países da Europa e do Japão, mas está não foi a única medida econômica americana no pós-guerra.

Neste período, vivemos a Guerra Fria, que segundo Eric Hobsbawm, em seu livro A era dos Extremos, é “...o constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial...” (HOBSBAWM, 1994, pág. 223), sendo estas EUA e URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).

Os EUA, neste período, tinham também como medida a internacionalização econômica, abrindo seus mercados para outros países e comprando seus produtos a taxas baixíssimas, como apresentado pelo professor Filipe Mendonça em sua palestra sobre o EUA do pós-guerra na semana de nosso curso.

E Hobsbawm aponta que existia um “... plano americano original para uma economia de pós-guerra de livre comércio, livre conversão e livre mercado...” (HOBSBAWM, 1994, 237).

Margaret Thatcher em 1979 tornou-se primeira-ministra britânica. E uma das características de seu governo foram as privatizações. O tatcherismo influência o mundo com sua postura de livre-mercado e liberalismo econômico.

Ronald Reagan, presidente americano e Margaret Thatcher formam o “casal” contra o comunismo Soviético.

Com estes elementos, e mais uma série deles que nos escapam agora, encontramos um cenário perfeito para o que se chama de Globalização.

No Brasil dos anos 80 nos deparamos com um cenário de estagnação econômica, conhecida por “década perdida”, o presidente José Sarney tinha “... dois grandes desafios: recuperar a economia do país, na época uma inflação de 200%, e dar continuidade ao processo de redemocratização...” (MOTA & BRAICK, 1997, pág. 589).

Já em 1990, o governo Collor se destacou por uma série de medidas econômicas “estranhas”, que não iremos mencionar agora, pois estas não nos servem a propósito, entretanto teve como principal mérito a liberação das importações, diminuindo as taxas alfandegárias. Assim as indústrias passaram a ter acesso a insumos e consumidores finais passaram a ter acesso a vários produtos de vários países, este foi o primeiro passo para o Brasil entrar para este time de países globalizados.

Em seguida houve o início das privatizações nos governos Collor, FHC e Lula e esta é uma das características da globalização. No decorrer desses anos muitas estatais foram privatizadas abrindo espaço para capital estrangeiro em nosso país.

Neste mesmo período, com o avanço das tecnologias trazidas por empresas internacionais e com o progresso nacional, temos o início da globalização econômica e cultural no Brasil.

Por sua vez, à medida que a produção de bens, em escala mundial, torna-se mais rápida, juntamente com a troca de informações entre países, importações e exportações, gerou o aumento do consumo do petróleo. Infelizmente o combustível mais usado, acarretando em mais poluição, interferindo diretamente no meio ambiente. Tornando-se a maior problemática atual mundial.

Encontramos nesta realidade um panorama de maior desmatamento, aceleração desenfreada do consumo de bens, poluição dos rios, mares, ar de tudo de maneira geral, resultando no aquecimento global, isso tudo sem um prévio controle do homem.

Mesmo que na década de 90 se inicie uma preocupação com o meio ambiente com o Protocolo de Kyoto, que tem como objetivo central a diminuição de emissão de poluentes na atmosfera para desacelerar o aquecimento global, porém continuamos sem notar resultados efetivos e hoje o planeta continua aquecendo.

No início do século XXI, durante discussões, em escala planetária, sobre como preservar o meio ambiente e desacelerar o aquecimento global, surge o conceito de Desenvolvimento Sustentável.

2. Os Conceitos

Nas próximas linhas, definiremos conceitos sobre o tema determinado, Globalização e Desenvolvimento Sustentável.

Em Globalização encontramos duas idéias centrais e determinantes para sustentarmos nossos exemplos. Uma delas está com o economista Rubens Ricupero, autor do livro Brasil e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com