TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia e Sustentabilidade

Por:   •  7/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.191 Palavras (9 Páginas)  •  2.775 Visualizações

Página 1 de 9

ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE

UNIDADE I

  1. A norma que conjuga um entendimento comum sobre responsabilidade social é: 

c. ISO 26000.

  1. Dentre as correntes econômicas, indique aquela que é considerada como a que inaugura a moderna ciência econômica.

d. Liberalismo.

  1. Quando se utiliza o termo “economia de mercado”, estamos nos referindo a um modelo econômico organizado com base em:
  1. Um sistema cujos preços são regulados pela oferta e pela demanda

  1. Aparentemente, as empresas pouco se preocupam com as externalidades causadas em razão de sua atividade econômica.” De acordo com essa ideia, externalidade pode ser interpretado como:
  1. Efeitos negativos para a população que não faz parte de determinados mercados
  1. A China tem sido um dos países que mais crescem no mundo. Entre 2000 e 2010, o PIB da China aumentou a uma taxa anual de 10,4%. De um país rural e agrícola, a China tem se tornado um país em avançado processo de industrialização e isso tem um custo ambiental. Sobre os efeitos ambientais, podemos afirmar que:

b.A rápida industrialização chinesa tem colocado a China entre os países que mais contribuem para a poluição atmosférica, bem como da água.

Comentário: a indústria é considerada como uma das maiores fontes de poluição atmosférica e da água, seja pelo lixo industrial descarregado nos rios, seja pelo aumento das concentrações populacionais, formando grandes metrópoles. As emissões de gases na atmosfera têm contribuído para o aquecimento global por meios dos gases do efeito estufa. Pela sua dimensão populacional e intensidade de sua industrialização tem ocorrido aumento de produção e do consumo de energia. Como a preocupação está voltada apenas para o crescimento econômico como método de estabilidade social, a China tem sido colocada entre os países que mais poluem.

2) A convenção do clima (1992), resultado da cúpula das nações ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, também conhecida como Rio-92, teve como finalidade evitar que as emissões de gases resultantes da ação humana mudassem a composição da atmosfera e do clima. Sobre essas emissões, podemos identificar que tem como principal fonte a emissão de:

  1. Gás carbônico resultante da queima de combustíveis fósseis como carvão mineral, petróleo e gás natural.

Comentário: a questão refere-se à principal fonte. Os gases que são emitidos pelos aterros sanitários contribuem, mas não são a principal fonte.

A alternativa “b” afirma tratar-se unicamente do funcionamento das termelétricas, que também contribuem, mas não unicamente. O mesmo pode ser dito da alternativa “d”, não é exclusividade da queima do combustível (somente) dos carros e também não é só de hidrocarbonetos.

A principal fonte de emissão de gases resultantes da ação humana é o gás carbônico que resulta da queima de combustíveis fósseis, como os produtos derivados do petróleo, do carvão mineral e do gás natural. Torna-se a principal fonte em razão da sua dimensão e no seu conjunto. Junta-se a indústria, as termelétricas movidas a carvão mineral (de uso intenso em países que tem como principal fonte de suprimento de energia elétrica as termelétricas) e o gás natural muito usado nos países mais industrializados.

Os produtos derivados do petróleo é o combustível da vida moderna (faz funcionar indústrias com a produção de energia elétrica, transportes etc., bem como o carvão mineral é o gás que é consumido em grandes quantidades em vários países).

  1. A água é um recurso natural disponível na natureza e de fundamental importância para a manutenção da vida no planeta e do equilíbrio ecossistêmico. Sobre a disponibilidade da água no planeta, sabe-se que:

e.  97% são compostos pelos oceanos e 3% pela água doce.

Comentário: as estimativas apontam que a água disponível no planeta Terra é composta por 97% de água salgada e apenas 3% de água doce.

  1. Dentre os principais elementos da degradação ambiental, podemos identificar:

e. Abandono de práticas agrícolas tradicionais e exploração excessiva dos ecossistemas naturais.

 

Comentário: a agricultura de larga escala, o uso intensivo de defensivos agrícolas, a expansão da fronteira agrícola com desmatamento e a utilização intensiva de água levam à exploração excessiva dos ecossistemas naturais.

  1. No debate sobre desenvolvimento sustentável é possível identificar diferentes abordagens. Um dos conceitos mais difundidos é o que resultou do Relatório Brundtland. Sobre o conceito definido por esse relatório, podemos afirmar:

a. Desenvolvimento sustentável é o que promove o bem-estar das gerações presentes sem comprometer o bem-estar das gerações futuras.

Comentário: o relatório Brundtland é o único que usa o conceito de preservar para as gerações futuras.

  1. O bem-estar promovido pelo sistema econômico contemporâneo tem como base de sustentação o consumo de energia derivado do petróleo. Parte desse consumo decorre da extração marítima e alguns acidentes que decorrem dessa operação têm sido de grande extensão. O último deles e que atingiu grandes proporções ocorreu no Golfo do México em 20/4/2010.

  1. Promoveu o desequilíbrio do ecossistema marítimo.

Comentário: esse acidente desequilibrou o ecossistema marítimo, cuja dimensão ainda é desconhecida, considerando que nem tudo se conhece sobre a biodiversidade marítima. Devido as correntes marítimas, o efeito não se restringiu apenas à localidade do derrame. Parte desse óleo impregnou rochas, areia etc. Então, atingiu seres vivos e não vivos.

  1. O clima tem ficado mais instável, com tempestades mais intensas e mais frequentes, e ondas de calor que passam a ser mais frequentes, diz o IPCC. Sobre esse fenômeno, podemos afirmar que:

  1. Os países desenvolvidos são responsáveis pela maior carga de emissão de gases de efeito estufa.

Comentário: são os países mais industrializados que mais têm contribuído com a emissão de gases de efeito estufa.

  1. O termo governança está relacionado ao ato de governar e no contexto da sustentabilidade incorpora a ideia de transparência e compromisso social. No ano de 2000, a OCDE divulgou um documento tratando sobre a conduta empresarial responsável e de seus fornecedores. No que concerne ao capítulo do meio ambiente, a recomendação é dirigida para a conduta das atividades empresariais que deve ser feita de maneira a contribuir com o objetivo mais amplo do desenvolvimento sustentável. Sobre esse aspecto, indique a alternativa que melhor retrata a recomendação concernente ao meio ambiente.

e.Prevenir a ocorrência de danos ambientais decorrentes de suas atividades, proteção ao meio ambiente e relações de transparência com a comunidade

Comentário: traz de forma explícita a questão do meio ambiente, da transparência, da relação com a comunidade que também são elementos estruturantes do desenvolvimento sustentável, pois o diálogo reforça o compromisso de respeito com a cultura e a organização social da comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (117.4 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com