TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecoturismo Em Guaramiranga

Exames: Ecoturismo Em Guaramiranga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2013  •  2.959 Palavras (12 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 12

1. TEMA

A prática do ecoturismo no Parque das Trilhas em Guaramiranga

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

 Descrever o conceito de um desenvolvimento sustentável aplicado a prática do ecoturismo como forma de reduzir impactos e usufruir de maneira positiva das riquezas naturais do planeta.

2.2 Objetivos Específicos

E para assegurar o alcance do objetivo geral foram constituídos os seguintes objetivos específicos:

 Investigar a prática de ecoturismo;

 Identificar a importância da educação ambiental voltada para a preservação e conservação do Parque das Trilhas em Guaramiranga;

 Analisar o ecoturismo no Parque das Trilhas em Guaramiranga

3. JUSTIFICATIVA

O objetivo deste projeto é identificar e avaliar a prática do Ecoturismo no Parque das Trilhas, no que se refere à interação que ocorre entre homem e natureza, fazendo com que este se sinta parte formadora do ecossistema, possibilitando o despertar de uma consciência ambiental no sentido de conhecer o ambiente natural no qual está inserido.

4. PROBLEMATIZAÇÃO

Levanta-se a seguinte questão: Como realizar o turismo e as atividades ligadas ao meio ambiente visando uma educação ambiental e tendo sempre a sustentabilidade em foco?

5. HIPÓTESE BÁSICA

Os promotores das atividades turísticas se utilizam dos recursos naturais para o desenvolvimento de práticas a serem ofertadas aos turistas. Isso possibilita uma maior aproximação do turista com a natureza e, assim, um despertar de uma consciência ambiental no sentido de conhecer mais seu ambiente natural.

A percepção de que a degradação do meio ambiente já está causando graves problemas ao planeta teve efeito mundial. Atualmente, já se tem grandes avanços em relação à conscientização ambiental de um modo geral. O termo qualidade ambiental passou a fazer parte do cotidiano das pessoas num mundo inteiro.

6. METODOLOGIA

Pretende-se fazer um estudo de caso No Parque das Trilhas em Guaramiranga, o mesmo foi escolhido devido aos serviços que oferece e pelo mesmo ser destaque no âmbito da prática do ecoturismo. Destaque esse evidenciado por vários meios de comunicação e publicações que citaram e que, inclusive, foram até o Parque para usufruir de seus serviços. Pode-se destacar o “Guia 4 rodas” da editora Abril que classificou o Parque como a atração mais visitada de Guaramiranga, o livro “1000 Lugares Fantásticos no Brasil” do jornalista Zeca Camargo que citou o Parque como o lugar mais fantástico da cidade e os diversos meios de comunicação de diferentes emissoras que já foram até lá fazer reportagens, sendo a maioria para telejornais de cobertura nacional, o que evidencia o destaque do parque para a prática do ecoturismo.

A pesquisa terá caráter de pesquisa exploratória, qualitativa, através de pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo com entrevistas semi estruturadas com freqüentadores e funcionários do parque citado.

A pesquisa exploratória se dará através da leitura e observação de documentos, textos, artigos e eventos realizados sobre o tema, reportagens exibidas em jornais e revistas, citações, conversas informais com docentes do meio acadêmico do Curso de Turismo e Hotelaria do IFCE, pois através desse tipo de pesquisa tem-se uma maior familiaridade com o problema, tornando-o mais explícito e possibilitando a construção de hipóteses e análise de exemplos que melhorem a compreensão sobre o tema.

Pretende-se na pesquisa de campo fazer um estudo detalhado dos serviços oferecidos pelo parque, sua estrutura física e de pessoal, através de observações, fotografias e aplicação de questionários aos freqüentadores do parque e alguns profissionais. Para melhor fundamento e aprofundamento do que se pretende com esta pesquisa faz-se fundamental a participação de visitantes, profissionais relacionados à área para melhor abordagem do tema.

Em relação ao tema, os principais autores a serem investigados serão Aguiar, Barreto, Pellegrini, Lindberg e Hawkins, Beni, Molina, Ruschmann entre outros. Onde os mesmos abordam conceitos de Ecologia, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Por meio da investigação das obras de tais autores e de outros que tratam de questões referentes à pesquisa será possível elaborar uma base teórica que apresente o tema do trabalho em diversos aspectos. A elaboração deste material servirá de base para o estudo que se realizará posteriormente.

Nesse trabalho, estão expostos o referencial teórico, com embasamento e citações de diversos autores, para melhor compreensão do fenômeno estudado. Consiste também em observação e questionários aplicados in loco, para haver a comprovação dos resultados obtidos e analisar a realidade vivenciada no Parque.

Para suporte destes questionários serão utilizados instrumentos como papel A4, caneta. Na formulação destas entrevistas se fará uso computador, papel A4, câmera digital e caneta.

6.1 Delimitação do Universo da Pesquisa

O seu universo da pesquisa se dará no Parque das Trilhas. Localizado em Guaramiranga - Ceará e terá como foco conhecer os serviços oferecidos e a estrutura disponível no âmbito da prática do Turismo Ecológico. Pelo fato do Parque só ser aberto aos sábados, domingos e feriados, o período da pesquisa dar-se-a em um final de semana.

7. REFERENCIAL TEÓRICO

No final da década de 1960, depois de terem sido dados alguns alertas, a humanidade tomou consciência dos abusos cometidos contra a natureza, em nome do crescimento econômico. Na verdade, o ser humano sempre se utilizou de recursos naturais em seu benefício: água, madeira, frutas e outros alimentos extraídos das matas, minerais, o próprio ar pareciam bens inesgotáveis e acessíveis a qualquer pessoa. (PELLEGRINI,1993, p.15)

Os problemas constantes advindos da exploração dos recursos naturais por parte homem provocou no início dos anos 60 nos Estados Unidos e na Europa, um movimento que tinha por objetivo discutir alternativas que amenizassem o consumo exacerbado das riquezas do planeta, movimento conhecido como movimento pacifista.

Oficialmente, essa nova visão apareceu, pela primeira vez,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com