TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio De Geografia

Artigo: Estagio De Geografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2013  •  1.530 Palavras (7 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 7

O Estágio Supervisionado é uma atividade indispensável na construção da identidade profissional enquanto sujeito da sua própria formação constrói seus saberes ancorados na superação da fragmentação do conhecimento favorecido..E a forma mais direta de aprendizagem e troca de experiências do decorrer do curso de geografia. Essa afirmação se justifica devido ao fato de se poder comparar a teoria aprendida durante o percorrer do curso e a prática do transcorrer do estágio. Ainda, é possível observar o papel da instituição de ensino como um ambiente de mudanças e formação de personalidades, mesmo que analisando as deficiências que ficam a amostra.

Mesmo em meio às dificuldades encontradas pelos alunos, percebe-se que são muito esforçados, dedicam-se constantemente em busca do conhecimento e aperfeiçoamento. Grande parte dessa dedicação deve-se ao fato da instituição possuir em seu corpo docente, professores comprometidos e engajados em prol de uma educação de qualidade e que forme sujeitos críticos e abertos a mudanças.

Ao longo do Estágio Supervisionado I, pude conhecer melhor a instituição onde seria realizado o estágio. Tal aproximação com a instituição se deu através da leitura e estudo do Projeto Político Pedagógico da Instituição. Para uma maior aproximação da docência em geografia, realizei leitura e estudo sobre as Leis das Diretrizes Base da Educação e da Coleção de Livros de geografia de que a instituição disponibilizar aos professores e aos alunos.

Ao realizar o Estágio Supervisionado II, foi possível observar que a Escola Estadual do Campo Tereza Cristina é uma instituição que acredita nas potencialidades de seus alunos,pois busca sempre incentiva-lós à integração entre conhecimento e vivência cidadã, sempre procurando atender as necessidades e as curiosidades deles.Buscando formas de melhor atender os alunos e propor ideias e projetos que melhor ajudem a vida escolar destes.Pra isso a escola busca proporcionar aos seus alunos atividades que sejam interativas ,que trabalhem com diversidades culturais e que estimulam o trabalho coletivo. A participação em sala de aula e observação crítica foi possível ter o contato com o professor e os alunos no processo de ensino aprendizagem.

Em sala de aula o professor se vê a frente de vários tipos de alunos, portanto a interação para com os mesmos é feita de diferentes formas, sendo estas espontâneas, respeitosos, ora atentos ora desatentos. Essa experiência e sua troca em si é ideal para aprendizagem dos alunos já que propõe grande companheirismo para com seu professor além de inovar a cada dia a experiência do professor.

O professor, frente à sala de aula, utiliza-se uma linguagem e comunicação clara e objetiva. Relaciona cada conteúdo estudado com situações do cotidiano dos alunos. Questiona aos alunos qual seria a forma de encarar as experiências ao longo das aulas em sua vivencia cotidiana.

Com relação à metodologia os conteúdos são oferecidos de forma oral para levar o aluno na formação de sua própria identidade para que assim possa agir como cidadão crítico. O professor faz também levantamento de conhecimento dos seus alunos a cerca dos conteúdos a fim de proporcionar uma troca de informações e experiências mediando o conhecimento, já que estes alunos já têm certa opinião sobre alguns conteúdos. Desta forma os alunos não se sentem inibidos e participam espontaneamente colaborando com seus conhecimentos, fazendo questionamentos e mostrando grande interesse sobre os temas propostos.

A avaliação a cerca do aprendizado dos alunos, é realizada através da releitura de imagens disponibilizada no próprio livro didático, debates dos conteúdos e avaliações escritas, e em forma de redação, onde o aluno pode explicar o que entendeu a respeito da matéria sem um material de apoio em mãos.

Notou-se que o livro didático é o material mais utilizado nas aulas, já que e disponível a todos e permitem acompanhar os temas e textos ao longo da aula, possui conteúdos bem estruturados e apresenta imagens que possibilitam debates em sala de aula. Para aprofundar os temas trabalhados, utilizou diversas vezes de filmes. Esses materiais de apoio, filmes, bem como imagens, possibilitam maior entendimento dos alunos bem como sua participação, visto que permite ao aluno uma viagem no tempo como participante vivenciando junto ao filme, além de tornar aulas menos rotineiras mais e dinâmicas e lúdicas.

O professor em suas aulas apresenta o tema de forma objetiva os e os conteúdos com o cotidiano dos alunos, propõe que seus alunos façam pesquisas a fim de aprofundar seus conhecimentos. Realiza também debates com os alunos, propõe resumos, além de procurar conhecer os conhecimentos de seus alunos como mediador.

Os alunos por sua vez mostram-se bastante interessados pelos conteúdos, colaboram com seus conhecimentos. Essa participação dos alunos compromete em seu aprendizado, pois possibilita uma grande troca de informações, conhecimentos e experiências.

Com o Estágio Supervisionado III pode-se vivenciar o período da regência, onde houve a experiência de ministrar as aulas. Isso proporcionou um conhecimento melhor e mais amplo sobre a prática docente, uma prática que nos leva a querer melhorar cada dia mais e pesquisar mais além da universidade.

As aulas de história proporcionam aos alunos a oportunidade de se conscientizar com a história individual e social, sempre educando para cumprir de acordo com a sociedade, sendo relacionada com o passado.

As aulas foram de grande valor no sentido de aprimorar a experiência como futuro professor, pois foi uma interação muito boa com os alunos, apesar de que no inicio surge um certo nervosismo, mais na sequência tudo se tornou mais tranqüilo do que se esperava. Houve grande participação de dos alunos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com