TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio de geografia

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.679 Palavras (19 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE DE UBERABA

EDILENE CALAZANS INÁCIO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO ENSINO MÉDIO

UNIUBE

GOVERNADOR VALADARES

JANEIRO/2014

EDILENE CALAZANS INÁCIO

RA:1028573

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO ENSINO MÉDIO

Relatório de observação supervisionado realizado na 6ªetapa, exigido como requisito parcial para graduação em Licenciatura Plena em Geografia e Educação Ambiental.

Orientadora: Preceptora Janete Camargo Cavalcante Fernandes.

UNIUBE

GOVERNADOR VALADARES

JANEIRO/2014

AGRADECIMENTOS

Agradeço a DEUS primeiramente ter permitido que Eu pudesse chegar até aqui e por me dar força e encorajamento para continuar prosseguindo.

Por ter estagiado na Escola Estadual Cassimiro de Abreu, por ter sido bem recebida, que Deus esteja sempre com suas mãos estendidas para esta escola abençoando a todos: alunos, pais, direção, professores, pedagoga e funcionários.

E a todos que me incentivaram ate hoje direta e indiretamente, o meu muito obrigada!

SUMÁRIO

Introdução        5

Desenvolvimento.............................................................................................................6

Orientações gerais sobre o estágio em encontros presenciais.........................7

 Observação e Analise de ensino de matemática no ensino médio na Escola Estadual Cassimiro de Abreu.......................................................................................        8

Estudo dos PCNEM E PCN+ de Geografia  para o ensino médio...............................9

Seleção e preparação de material para a docência no ensino médio...............12

Elaboração de planos de ensino para o ensino médio a partir do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Cassimiro de Abreu e dos PCNEM E PCN+............21

Monitoria e docência do ensino de Geografia na sala de aula no ensino médio.........24

Apresentação, por escrito, do uso e exploração de materiais didáticos empregados na docência do ensino de Geografia...........................................25

Considerações Finais........................................................................................26

Referências Bibliográficas.................................................................................27


INTRODUÇÃO

Este relatório se propõe a registrar 140 (cento e quarenta) horas de Estagio Supervisionado em Geografia no Ensino Médio, realizado na Escola Estadual Cassimiro de Abreu, no ano de 2013 , durante a 6ª Etapa. Do Curso de  Licenciatura Plena em Geografia e Educação Ambiental da Universidade de Uberaba no Pólo de Governador Valadares – MG no decorrer dos meses  entre setembro a fevereiro de 2014.

Através das observações realizadas na Escola Estadual Cassimiro de Abreu, tive a oportunidade de conhecer sua equipe pedagógica, em destaque a Professora de Geografia e seus alunos que em todo momento acompanharam e fizeram parte do meu estágio, através do estágio foi possível conhecer toda a estrutura necessária para elaboração de projetos de ensino e planos de aulas e os documentos necessários para que projetos e planos fossem construídos com fundamentos e coerência no Ensino Médio.

DESENVOLVIMENTO

As atividades deste Estágio Supervisionado foram realizadas na Escola Estadual Cassimiro de Abreu, localizada a 09 (nove) km da minha residência, no Distrito de São Sebastião do Barroso, próximo da cidade de Jampruca, no turno da noite.

Ao realizar este estágio pude obter uma experiência que levarei comigo na minha vocação como educadora, pois foi a primeira vez que tive contato com alunos do ensino médio. Este estágio aconteceu durante as aulas assistidas, as observações realizadas que se deram através de relatórios após analises no decorrer do estágio, pois o estágio me proporcionou como futura educadora o contado direto com aplicação de aulas e conteúdos, sempre acompanhada com o Professor Regente de Geografia, onde tive a oportunidade de interagir com os alunos, conhecer os materiais e livros didáticos disponíveis aos alunos e professor, pude observar os ambientes físicos tanto dentro e fora da escola tudo dentro de turmas do Ensino Médio.

ORIENTAÇÕES GERAIS DE ESTÁGIO EM ENCONTROS PRESENCIAIS

As orientações foram feitas pela Preceptora  Janete Camargo Cavalcante Fernandes no decorrer da 6ª Etapa que foi essencial para que os relatórios fossem desenvolvidos com clareza e objetividade, as orientações se deram durante cada uma das oficinas, encontros, seminários e sempre que necessário nos Plantões no Pólo de Governador Valadares –MG, pude contar com a dedicação, compromisso e responsabilidade para a realização deste Estágio Supervisionado no Ensino Médio.

OBSERVAÇÃO E ANALISE DE ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL CASSIMIRO DE ABREU

A Escola Estadual Cassimiro de Abreu abriu suas portas para que eu pudesse realizar meu estágio. Durante o período do estágio pude contar com a colaboração de todos: Diretor, professor, supervisor, alunos, funcionários, todos foram bastante prestativos.

 

I – Identificação:

A Escola Estadual Cassimiro de Abreu, esta localizada na rua Tiradentes,  Centro, São Sebastião do Barroso- MG, a mesma atende a um publico alvo do Ensino Fundamental - Anos Finais - Menos De 7 Horas De Duração ,Ensino Fundamental - Anos Iniciais - Menos De 7 Horas De Duração, Ensino Médio - Médio - Menos De 7 Horas De Duração .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (256.2 Kb)   docx (53.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com