TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM Didática História e da Geografia

Por:   •  11/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.945 Palavras (12 Páginas)  •  848 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Léia de Souza Pacheco– RA: 8741111228

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM

Didática História e da Geografia

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental; Didática da História e Geografia; Expressões Artísticas na Educação Infantil; Educação Aplicada aos Cuidados da Criança; Avaliação e Currículo.

Rio verde / GO

2016


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Léia de Souza Pacheco– RA: 8741111228

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL1

Relatório de Estágio Curso de pedagogia do Centro de Educação a Distância-CEAD Universidade Anhanguera– UNIDERP, como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina, de Estágio Supervisionado em educação infantil, sob a orientação da Profª tutora Raquel A S Raysaro.

Rio verde - GO

2016

SUMÁRIO

Ficha de identificação do aluno

Introdução

4

5

Atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado em educação infantil                                                                                                                                                

6

I - Observação e Interação na Escola

6

II - Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na escola

8

III - Plano de aula

8

IV - Regência

                10

Considerações finais

13

Referências bibliográficas

Anexos

14

15

        

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Léia de Souza Pacheco

RA: 8741111228

Curso: Pedagogia

Semestre: 5º semestre

Ano: 2016

Início do Estágio: 21 /03 /20 16

Término do Estágio:06 / 04 / 2016

INTRODUÇÃO

O Trabalho de Conclusão do Estágio Supervisionado em Educação Infantil aqui apresentado foi realizado Escola Infantil Nosso Coleguinha, na turma do 2ª ano fundamental 1, situado na Rua Garibalde Leão Qd. 103 Lt 07 e 08 - Bairro Popular, Rio Verde - GO, com o objetivo de colocar em prática, a teoria vista no curso.

A escola possui 13 (treze) turmas, sendo elas distribuídas do maternal ao 5ª ano. As salas são pequenas para tantos alunos. O parquinho é o brinquedo favorito na escola.

Durante o Estágio Supervisionado foi observado o trabalho do coordenador pedagógico, tendo sempre o foco à observação do relacionamento entre a teoria e a prática vivenciada na Educação Infantil deste estabelecimento de ensino.

Nas observações em sala de aula foi registrada a prática docente do 2º ano do turno vespertino, assim como o relacionamento entre professor- alunos e de diversas atividades que fazem parte da rotina diária da escola, tais como: brincadeiras, roda de história, roda de conversas, oficinas de desenho, conteúdo, tarefas.

A sala é formada com 32 (trinta e dois) alunos sendo 6 (seis) meninas, comandada pela professora Lucelene Ramos de Melo. A sala muito bem enfeitada com cartazes, calendário e alfabeto destacando as vogais e consoantes. Todos os dias são lidos as sílabas complexas

Após as observações na sala de aula foi elaborado o planejamento diário, de acordo com a grade curricular presente no planejamento anual da Escola Infantil Nosso Coleguinha. Em seguida, foi desenvolvida a aula, conforme o plano de aula elaborado.

O Estágio Supervisionado é uma oportunidade concreta da vivência e exercício da profissão. Ele prepara os acadêmicos para o mercado de trabalho, fazendo com que realizem uma atuação transformadora na realidade escolar, ajudando no desenvolvimento integral do aluno.

A teoria apresentada durante as aulas do curso de Pedagogia proporciona ao estagiário um olhar científico da verdadeira realidade presenciada na escola, podendo assim, compreender a complexa relação que há entre a teoria e a prática no trabalho de um docente da Educação Infantil.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 ,2ª ANO

  1. Observação e Interação na Escola.

No dia 21 de março de 2016, a professora começa os trabalhos falando e orientando-os sobre o calendário, pergunta como foram seus dias, canta musiquinhas, faz oração espontânea com pedidos de oração. Logo após ela mostra as letras do alfabeto destacando vogal de consoante. Logo pegou um cartaz pra leitura das sílabas complexas. ex. bra, bre, bri, bro, bru.

Após tarefas no livro de ciências. E resolução de exercícios.

Intervalo de recreio, após música do lanchinho.

-Lanche.

-Descanso e arrumar as coisas para esperar os pais, lendo sílabas complexas no cartaz.

No dia 30 de março de 2016, a professora inicia a aula dando boa tarde aos alunos. Faz oração espontânea e como rotina da classe oraram o Pai Nosso.

Depois desse início a professora organizou a turma para uma avaliação escrita de Português, cuja continha leitura e interpretação, cruzadinha com nomes de animais, formação de frases, ditado de palavras e vogais e consoante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (336.4 Kb)   docx (172.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com