TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado

Monografias: Estagio Supervisionado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 5

As atividades de regência foram realizadas após a monitoria, sendo a segunda fase em cumprimento as normas do Estágio Supervisionado em Geografia III. O período de regência foi realizado entre os dias 29/10 a 20/11/2012, ministrando 14 horas/aula semanais, cumprindo ao todo uma carga horária de 40 horas/aula.

No dia 29 de outubro de 2012 iniciei a regência com o 1º ano A do Ensino Médio, no período vespertino. A primeira hora/aula foi exclusiva para apresentação e conhecimento dos alunos através da execução de uma dinâmica de socialização. Essa dinâmica tem por titulo –A Teia– a mesma aconteceu de forma tranqüila e descontraída, onde os alunos puderam perceber a importância de reconhecer as qualidades dos colegas, como também desenvolver o trabalho em equipe.

Nos 1º anos os conteúdos abordados foram a partir do capitulo 8 do livro didático que tinha como tema Clima; capitulo 9 Os fenômenos climáticos e a interferência humana e capitulo 10 Hidrografia.

Nos 2º anos os conteúdos a serem abordados foram a partir do capitulo 7 Países pioneiros no processo de industrialização; capitulo 8 Países de industrialização tardia; capitulo 9 Países de industrialização planificada e capitulo 10 Países recentemente industrializados.

No 3º ano o conteúdo abordado foi em relação a Geografia do Mato Grosso conteúdo Formação e a diversidade cultural da população brasileira, com base no livro de Ivani Inês Piaia edição de 2003.

Segundo Libâneo (1990) o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.

O conteúdo programático foi selecionado, organizado e desenvolvido de acordo com os níveis cognitivos dos alunos e a adequação foi relacionada aos conteúdos presentes no livro didático e sempre possibilitando a flexibilidade para adequar novos assuntos ao tema. Utilizei diversos exemplos e relações práticas do dia-a-dia do aluno para compreensão do tema em questão a realidade local do mesmo. A sequência lógica dos conteúdos foi realizada de acordo com os objetivos específicos, sendo uma realização dinâmica e organizacional dos conteúdos programáticos e a articulação com os objetivos específicos.

Os métodos e técnicas utilizadas para suscitarem a atividade mental e prática do aluno foram baseados na introdução dos assuntos com indagações, questionamentos e perguntas referentes ao tema a ser estudado. Antes de conceituar o assunto a ser estudado, as perguntas eram feitas para os alunos para perceber o nível do entendimento deles sobre o assunto. Logo após definirem suas opiniões, abordava os conceitos, explicando de forma teoria/prática, usando terminologias acessíveis de forma clara e audível. Ao final da aula as perguntas eram feitas novamente e as indicativas de aprendizagem foram perceptíveis, pois as respostas e definições eram concretas e sucintas de acordo com o que foi ministrado, foi utilizado filmes em relação ao tema proposto como Algor, para uma melhor fixação do conteúdo, pois esse tipo de abordagem permite aos alunos fazerem correlação entre as explicações e a imagem; foi realizado ainda elaboração de texto pelos alunos de forma que eles exporiam o que tinham entendido sobre determinado conteúdo.

Considerando o relacionamento com os alunos, abordei diversas metodologias para que a afinidade professor/aluno fosse desenvolvida com êxito. Percebi que os alunos se identificaram, apesar de ser um professor/estagiário, com as dinâmicas e os novos métodos de avaliação. Trabalhei sempre os conteúdos com responsabilidade, comprometimento, exigente, aberto a mudanças, interativo, com firmeza e mantendo o bom humor. No primeiro contato com as turmas, abordei juntamente a eles alguns combinados importantes para o bom desenvolvimento da aula e também a relação professor/aluno, alguns combinados foram baseados na saída da sala de aula durante as explicações, o uso do aparelho celular e aparelhos eletrônicos, evitarem conversas paralelas e outros. De maneira geral, o relacionamento com os alunos aconteceu de forma satisfatória.

No disciplinamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com