TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Agrostologia

Por:   •  22/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO AGROSTOLOGIA AGRONOMIA

DESAFIO

Você é o Engenheiro Agrônomo responsável por algumas fazendas da região e tem o desafio de agregar um produtor importante a sua carteira de clientes. O fazendeiro em questão é bem tradicional na região, chama-se Francisco, produtor de gado de corte, e tem certa resistência ao auxílio técnico prestado pelo Agrônomo atual. Como você já presta assistência técnica ao vizinho de Francisco sabe que a pastagem dele apresenta degradação, afeta a produtividade da propriedade e precisa ser completamente reformada.

Uma proposta foi apresentada por você ao fazendeiro Francisco, em que solicitou acesso a sua fazenda para levantamento de dados, a fim de propor um processo para recuperação da área. Para isso, será necessária mudança da forrageira disponível no manejo de pastagem, no manejo de manutenção da pastagem e controle de pragas. Após esse levantamento, você fará uma apresentação ao proprietário para mostrar o que pode ser feito para que ele recupere a produtividade que tinha há alguns anos. Além disso, este pode ser um meio de agregar Francisco a sua carteira de clientes.

OBJETIVO DO DESAFIO

  1. Elaborar um relatório com as etapas de tomada de decisão e características da propriedade, e forrageira.
  2.  Contextualizar as informações obtidas no desenvolvimento da atividade e construir uma apresentação final em Power Point.

  • ETAPA 1:

- Importância das pastagens na pecuária.

- Forrageiras: morfofisiologia, crescimento, exigências e propagação.

Esta atividade é importante para que você sedimente o conhecimento apresentado em sala, vendo de um modo prático quais fatores devem ser levados em consideração durante o processo de escolha da forrageira a ser utilizada.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

- Definir a localização da região, que deve ser representativa da atividade. O grupo deve fazer um levantamento das características da referida região, levando em consideração: o clima, características do solo, raça dos animais e sistemas de produção.

- Para a escolha da espécie forrageira a ser utilizada, levar em consideração a rusticidade, exigência nutricional, clima, produtividade, valor nutricional e período de descanso da forrageira.

  • ETAPA 2:

- Fertilização e correção dos solos.

- Métodos de formação de pastagens.

Esta atividade é importante para que você identifique as características do solo e aplique os conceitos, estudados em sala de aula, acerca de correção e adubagem dos solos e uso de pastagem nos diferentes sistemas de produção.

- Discutir a respeito das características do solo da propriedade. Deve-se levar em consideração as características da forrageira escolhida para a propriedade, atendendo as necessidades de correção de solo para a implementação da cultura.

- O grupo deverá descrever os passos necessários para a preparação do solo, a partir de uma área tomada por plantas invasoras, de modo a deixar a área pronta para o plantio (limpeza da área, adubação e correção).

  • ETAPA 3:

- Manejo de pastagens.

Esta atividade é importante para que você aplique os conceitos de tipos de manejo de pastagens, levando em consideração a taxa de lotação e sistema de pastejo. Para isso, utilizará os conhecimentos aprendidos numa situação hipotética, com condições pré-determinadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (536.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com