TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Geografia - Movimentos De Rotação E Translação Da Terra

Por:   •  7/6/2012  •  2.147 Palavras (9 Páginas)  •  2.800 Visualizações

Página 1 de 9

Estudo dirigido de Geografia – Teste 2º. Bimestre – Turma 602

1) Desenhe o Sistema Solar, indicando os planetas na ordem correta.

2) Explique o movimento de rotação terrestre.

Rotação é o movimento da Terra em torno de seu próprio eixo. A Terra gira no sentido Oeste-Leste, num movimento que dura 24 horas em relação ao Sol, o movimento. O eixo de rotação da Terra é ligeiramente inclinado (cerca de 23º ).

3) Qual a conseqüência deste movimento na formação do dia e da noite? O que aconteceria com a Terra caso ela não realizasse este movimento? O que aconteceria com a variedade das formas de vida existentes hoje na Terra, caso ela não realizasse este movimento?

Por conta da Rotação da Terra, o Sol vai “iluminando” primeiro as áreas localizadas a leste, e à medida que o dia passa, ilumina as demais áreas que ficam à oeste. Este movimento de rotação regula a vida dos seres vivos do planeta, e o ritmo das atividades humanas. Caso a Terra não realizasse este movimento, uma das faces ficaria sempre voltada para o Sol, e teria temperaturas altíssimas. Da mesma forma, a face oposta ao Sol seria sempre fria, com temperaturas extremamente baixas. A grande variedade de vida existente no planeta não seria possível nestas condições (extremamente quente e extremamente fria).

4) Desenhe o movimento aparente do Sol e indique o sentido do movimento de rotação da Terra.

5) Descreva as fases da Lua e as represente através de desenho.

A Lua não tem luz própria e por isso não é uma estrela, mas sim um satélite da Terra, iluminada pelo Sol. Este movimento de translação da Lua ao redor da Terra dura cerca de 29 dias. Neste período, o Sol ilumina a Lua diferentemente, para um mesmo observador da Terra, formando portanto as fases da Lua : nova, crescente, cheia, e minguante.

6) Dado o movimento de rotação da Terra, explique a formação dos fusos horários. Acrescente desenhos para melhor ilustrar

Com o movimento de rotação da Terra no sentido oeste-leste, o Sol começa a iluminar durante do dia as regiões da Terra localizadas mais a Leste. Para se uniformizar o tempo solar, a Terra foi dividida em 24 partes iguais de 15 graus, chamadas de fusos horários. O fuso de referência localiza-se na Inglaterra, em Greenwich (marco zero).

7) Dado o movimento de rotação da Terra, explique as zonas térmicas da Terra. Acrescente desenhos para melhor ilustrar. Veja também a página 85 do livro. Como elas podem caracterizar a existência de diferentes paisagens?

Devido à forma esférica do planeta Terra, os raios solares incidem de forma diferente quanto à intensidade em diferentes lugares do planeta, sendo que nas áreas próximas à linha do Equador, ou zona intertropical, a luz atinge a superfície terrestre de forma perpendicular, com maior a intensidade e o calor.

O globo terrestre foi classificado em três zonas térmicas que são: zona tropical ou intertropical, zonas temperadas, e zonas polares.

Zonas Polares: os raios solares atingem a superfície terrestre de maneira bastante inclinada, portanto as temperaturas são as mais baixas da Terra. Nas regiões de zonas polares, as estações do ano são pouco distintas, pois as temperaturas são sempre baixas.

Zonas temperadas: os raios incidem à superfície de forma relativamente inclinada em relação à zona intertropical, desse modo as temperaturas são mais amenas. As estações do ano são bem definidas (baixas no inverno, amenas na primavera e outono, e altas no verão).

Zona tropical: áreas que recebem luz solar de forma praticamente vertical em sua superfície, o fato produz regiões com temperaturas elevadas. Nas regiões de zona tropical as temperaturas são elevadas praticamente o ano todo, por isso as diferenças entre as estações do ano são mais difíceis de serem percebidas. A variação mais marcante está no volume das chuvas, com uma estação mais chuvosa e outra mais seca.

8) Explique o movimento de Translação da Terra. Ilustre também com desenhos este movimento.

A translação da Terra é o movimento elíptico que a Terra realiza ao redor do Sol. Esse movimento, juntamente com a inclinação do eixo de rotação da Terra, é responsável pelas estações do ano. O tempo necessário para a Terra completar uma volta (chamado “ano”) é de 365 dias, 5 horas e cerca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com