TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FALAS DAS PROFESSORAS; TEREZA SANDRA LOIOLA VASCONCELOS E SANDRA DE CASTRO DE AZEVEDO

Por:   •  14/1/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA

CENTRO DE HUMANIDADE-CH

DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS- DEGEO

CURSO DE LINCENCIATURA EM GEOGRAFIA

JAQUELINE LEANDRO DE ALCÂNTARA

        

RESUMO: FALAS DAS PROFESSORAS; TEREZA SANDRA LOIOLA VASCONCELOS E SANDRA DE CASTRO DE AZEVEDO

CRATO/ CE

2020

“ Estagio Supervisionado (Utópia ?) O estágio como ele é! E o estágio como deveria ser ? ’’

A fala da Prof.ª Tereza Sandra Loiola Vasconcelos da inicio a formação inicial de professores, onde ela cita a resolução da LDB e da BNCC, as dimensões e competências do profissional. O estágio em seu movimento, o estágio e suas dimensões, a relação com a escola.

Como sabemos o estágio supervisionado abre portas pra demais estágios como, por exemplo, o de regência. O estágio é a prática mais desafiadora para a formação inicial de professores. Pois trás cenários da realidade vivida pelo professor na questão da cultura dos discentes, estrutura da escola e das metodologias exigidas pelas diretrizes. É nele que o discente decide se vai ser ou não professor.

O estágio deveria está dentro dessas competências na formação inicial de professores, é necessário que os professores tenham competência para atuação na educação básica. A competência profissional, prática, engajamento.

 A mesma relata que o estágio ganha centralidade quando a prática tem planejamento, regência e avaliação com a participação do docente. Ela também destaca os improvisos de professores que por muitas vezes são formados em outras áreas, em outros cursos, por falta de licenciados.  Que o estágio não e só momento de prática e sim de aprendizagem com o contexto escolar, que o educador passa a ser um executor técnico.

A professora faz várias reflexões sobre a BNCC, onde ela explica como funciona o cenário da educação brasileira e do censo da educação superior em 2018. Na qual menciona o número de instituições privadas e públicas, que a modalidade dos cursos a maioria ainda e presencial, com maior parte no turno da noite e que cerca de 60% das graduações é bacharelado. Destacou o crescimento em 2018 das instituições privadas EAD, com destaque nos curso de licenciaturas, que os números de ingressantes variaram entre a presencial e triplicou na EAD.

Na fala da prof.ª Sanda de castro de Azevedo ressalta a  lei do estagio Nº 11.788 ato fundamental no ensino superior pois possibilita que o discente esteja de frente com o real, preparando o cidadã para a vida no mercado de trabalho. Na lei existe diretrizes e regras de compromisso que o estagiário deve seguir no decorrer das atividades.

A mesma cita a importância do estágio para o aluno, pois possibilita a pesquisa, que o objetivo dele é não ser usado como mão de obra mal remunerada e sim de forma educativa. O papel do educador supervisor e de suma importância para acompanhamento do estagiário.

A professora fala também da resolução DCN/2002 e 2015 normatização, a formação do estágio a partir da metade do curso, a carga horária de 400 horas supervisionada e prática, como componente curricular. Necessidades de acompanhantes dos estagiários na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (68.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com