TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA DENISE DE MELO VASCONCELOS

Por:   •  7/7/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.606 Palavras (11 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 11

UNIASSELVI

CURSO DE PEDAGOGIA

TURMA PEDAGOGIA/FLX

DANIELE LIMA DA SILVA

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA DENISE DE MELO VASCONCELOS

MACAPÁ

2020

DANIELE LIMA DA SILVA

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA DENISE DE MELO VASCONCELOS

Pré projeto de pesquisa apresentado como instrumento avaliativo à banca do Curso de Pedagogia da UNIASSELVI, sob orientação ...

MACAPÁ

2020

I- TEMA: Formação continuada na educação

II- DELIMITAÇÃO DO TEMA

Formação continuada de professores da Escola Estadual Professora Denise De Melo Vasconcelos

III- JUSTIFICATIVA

A formação continuada à professores não é uma necessidade atual e, por sua importância, é foco de análise de estudiosos e pesquisadores desde muito tempo. No entanto, pode-se afirmar que nunca se discutiu tanto a formação de professores, como na atualidade, assim como, nunca foi feito tanto investimento por parte do Ministério da Educação, para assegurar que professores de todo o Brasil tenham acesso a tais formações.

Tais necessidades advém do fato de que a formação continuada contribui significativamente tanto para o desenvolvimento profissional, quanto pessoal do professor, já que entre outros objetivos previstos nos cursos de formação continuada, está o de proporcionar capacidades reflexivas sobre a própria prática docente elevando-a a uma consciência coletiva. A partir dessa premissa, a formação continuada conquista espaço privilegiado entre educadores e possibilita a aproximação entre os processos de mudança que se deseja fomentar no contexto da escola e a reflexão intencional sobre as consequências destas mudanças.

Desse modo, a formação continuada precisa ser compreendida como a possibilidade de mudança das práticas dos professores e no âmbito da escola como um todo, já que permite a experimentação de mudanças, de inovações observadas a partir das experiências dos próprios profissionais atuantes das escolas e ocorrem em espaço e tempo real, orientando um processo constante de mudança e intervenções a serem aplicadas na realidade em que o professor está inserido.

Para isso, no entanto, é preciso que o educador conheça as peculiaridades locais, que instigue o respeito as diferenças, considere o contexto em que o aluno está inserido no ato do planejamento das atividades a serem desenvolvidas, pois caso não haja dessa forma, ele vai desperdiçar uma série de recursos locais que podem e precisam ser usados no dia a dia em sala de aula, pois, sabe-se que a construção do conhecimento acontece a partir da realidade e das práticas cotidianas, o que infere em dizer que tais pressupostos não devem essas ser desconsiderados no ato do planejamento e delimitação de objetivos a serem alcançados pelo professor.

Mesmo com tamanha importância e sendo disponibilizado aos professores a formação continuada pelo Ministério da Educação, nem todos tem acesso a mesma, o que decorre de fatores que vão desde a localização da escola, que por ser de difícil acesso, impossibilita ao professor, a locomoção para a formação que na maioria das vezes ocorre na cidade; até a acomodação do profissional, que por motivos diversos não se sente motivado a sair do conforto de seu lar para ir em busca de novos conhecimentos.

O reflexo da falta da formação continuada consequentemente recai sobre o aluno, que não tendo acesso a um ensino significativo, que lhe permita refletir sobre a realidade e que lhe dê possibilidade de crescimento profissional e pessoal, acaba por considerar que o tempo destinado aos estudos é “perda de tempo”, pensamento que o leva a evadir-se da escola no período considerado normal, aumentando posteriormente, demanda acentuada em turmas da Educação de Jovens e Adultos, de distorção idade serie ou até mesmo à acomodação, sem perspectivas futuras.

A falta da formação continuada de professores também é refletida nos resultados das avaliações nacionais, que averiguam a qualidade do ensino ofertado e possibilitam a compreensão de que os índices apresentados nos resultados da Prova Brasil, por exemplo, nunca atingem sequer o nível desejado, na maioria das escolas.

IV PROBLEMA

Os professores consideram a formação continuada ofertada pelo poder público como instrumento de aquisição do conhecimento que façam diferença nos trabalhos desenvolvidos em sala de aula?

A falta da formação continuada interfere na prática cotidiana do professor que acaba por não utilizar novas perspectivas de ensino que auxiliem no processo e aprendizagem do aluno.

• O professor que não busca novos conhecimentos pode desperdiçar importantes recursos que podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos;

• Nem todo professor tem acesso a formação continuada, ainda que ela seja ofertada da mesma forma à todos.

V OBJETIVO

5.1 Geral: Verificar a importância que os professores da Escola Estadual Professora Denise De Melo Vasconcelos atribuem à formação continuada e possibilidades de aplicar metodologias propostas aos trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

5.1 Específicos

 Verificar seu os professores participaram de alguma formação continuada no ano de 2019;

 Averiguar, a importância atribuída as formações continuadas pelos professores da Estadual Professora Denise De Melo Vasconcelos;

 Identificar os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com