TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATORES DE FORMAÇÃO DE RELEVO NO TERRITÓRIO BRASILEIRO

Por:   •  28/10/2018  •  Artigo  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

1 – FATORES DE FORMAÇÃO DE RELEVO NO TERRITÓRIO BRASILEIRO.......2


1 – FATORES DE FORMAÇÃO DE RELEVO NO TERRITÓRIO BRASILEIRO

a) Endógenos (ligados à estrutura da crosta terrestre)

  • Tectonismo: movimentação das placas tectônicas. No início do séc. XX, Alfred Wegener observou que há espécies muito semelhantes de seres vivos nos dois lados do Oceano Atlântico. A teoria da deriva continental foi desenvolvida a partir da constatação de que há um encaixe perfeito entre a costa da América do Sul e da África (Pangeia). Na década de 1960, chegou-se à conclusão de que o causa desses movimentos são as “correntes de magma”, que se formam por causa das diferenças de temperatura e pressão que se formam no interior da Terra. Essa movimentação explica também o vulcanismo. Os movimentos das placas podem ser
  • Convergentes: geram dobramentos e grandes cadeias de montanhas (Andes, Sierra Madre, Montanhas Rochosas, Himalaia)
  • Divergentes: liberam ondas de energia, causando abalos sísmicos na Terra (terremotos, ou maremotos, quando a propagação acontece na água) e afloramento de magma, que formam cordilheiras submarinas (no Índico, afloramentos de magma resultou em cadeias com 12 mil metros de altura). 
  • Transvergentes: placas de mesmo plano que entram em atrito, verticalmente, e geram falhamentos. A Califórnia, por exemplo, pode se separar do continente norte-americano.
  • Falhas: a extrusão de magma pode quebrar a placa e formar vulcões ou ilhas vulcânicas (Fernando de Noronha e Ilha de Trindade). Mas há também ilhas que são prolongamentos da plataforma continental e são mais próximas ao continente.
  • Em áreas de linhas de falhas, podemos ter também a formação de arquipélagos, como o círculo do fogo do Pacífico, que é uma área de instabilidades das placas e com formação de ilhas.

b) Exógenos

  • Erosão: desgaste sofrido pelo solo, causado por intemperismo, que pode ser fluvial, eólico, geotérmico ou glacial.
  • Intemperismo físico: desagregação mecânica, ligada ao transporte e à sedimentação dos elementos em outras áreas (vento).
  • Intemperismo químico: alteração da estrutura química da rocha (água).

[pic 1]

[pic 2]


Estrutura Geológica e Aspectos Morfológicos do território brasileiro

a) Bacias Sedimentares (64% do território): São áreas cujas rochas foram formadas pela de deposição de sedimentos de substâncias químicas e matéria orgânica (de origem animal e vegetal). Rochas formadas pelo processo de sedimentação. As bacias sedimentares podem ser continentais (em geral bacias hidrográficas, pois as águas são grandes depositoras e transportadoras de sedimentos), ou marítimas, em cujas áreas nem sempre foi oceano e se formaram antes da separação continental. As bacias sedimentares estão associadas a recursos de hidrocarbonetos (petróleo, carvão mineral e gás).

b) Escudos Cristalinos (36% do território): Estruturas geológicas muito antigas, remanescentes da formação da crosta terrestre e da extrusão de material magmático. Há no território dois escudos cristalinos: o Escudo das Guianas e o Escudo Brasileiro (Sul Amazônico, Nordestino, Atlântico, Goiano, Sul-riograndense, Bolívio-Matogrossense e Gurupi). Os Escudos Cristalinos são resultantes da solidificação do material magmático e da ascensão dessas rochas até a superfície. Aos Escudos Cristalinos estão ligados aos recursos minerais do território brasileiro, cujos pontos de solidificação são diferentes. O ouro, por exemplo, se solidifica muito rapidamente e estão mais próximos da chaminé do magma.

[pic 3][pic 4]

Aspectos morfológicos: o relevo brasileiro é antigo, de baixas altitudes e arredondado. As áreas onde há predominância de intemperismo físico são as mais secas e de morfologia mais abrupta. Nas áreas mais úmidas, onde predomina o intemperismo químico, a morfologia é mais suavizada e arredondada. Na questão da forma, a classificação mais recente do relevo brasileiro é a de Jurandyr Ross (1991), que propõe três categorias: Planícies (de pequena variação altimétrica e baixas altitudes); Planaltos e Chapadas (áreas com altitudes a partir de 200m e com topo ondulado e aplainado, respectivamente) e Depressões (no Brasil, não há depressões absolutas, apenas relativas, ou seja, regiões que estão entre duas áreas de relevo mais proeminentes).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (551.4 Kb)   docx (919.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com