TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DO ENSINO DE HISTORIA E GEOGRAFIA

Por:   •  19/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 4

UNIFACEAR CENTRO UNIVERSITÁRIO

CAMPUS SÍTIO CERCADO

PEDAGOGIA

DANIELLE ALESSANDRA

DANIELA PALÁCIO

ILVA S. DE MORAES GOMES

FUNDAMENTOS DO ENSINO DE HISTORIA E GEOGRAFIA

CURITIBA

2018

DANIELLE ALESSANDRA

DANIELA PALÁCIO

ILVA S. DE MORAES GOMES

ENSINO DE GEOGRAFIA

Trabalho apresentado como requisito parcial à conclusão da disciplina Fundamentos do Ensino da História e da Geografia do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Unifacear Centro Universitário.

Orientador: Prof.Thiago Kich Fogaça.

CURITIBA

2018

INTRODUÇÃO

Abordaremos o tema, “diferentes tipos de moradias”, e os “matérias utilizados para construção de moradias”, veremos as formas que são construídas, suas, variedades e diferenças. Umas são construídas em cimas das outras, umas ao lado das outras, e outras próximas aos rios, em morros, em ruas de terra, em ruas asfaltadas e etc.

"Falaremos brevemente sobre a declaração dos direitos humanos, que é um documento que defende uma vida digna e justa para todas as pessoas e é respeitada em diversos países do mundo,” ter uma moradia é um direito de todos”.Conversaremos sobre a importância de morar num lugar, onde se sintam protegidas, e esse lugar pode ser grande ou pequeno.

DIFERENTES TIPOS DE MORADIAS

1º Ciclo

Atividade

Iniciaremos com a história dos 3 porquinhos, onde as crianças identificarão os tipos de moradias dos personagens da história.

No segundo momento iremos dialogar, sobre o tema, mostraremos imagens de variadas formas de moradias. (Através do data show, link 1 e 2 na Bibliografia)

Após esse momento, trocaremos idéias, faremos um dialogo com os alunos sobre suas casas, se serão iguais ou parecidas com as imagens, que vimos. Explicaremos que as moradias são construídas de diferentes maneiras.

Após essa troca de idéias os alunos irão, fazer no caderno um gráfico “Tipos de moradias dos alunos da turma”, de 4 colunas formadas por quadrinhos, pequenos. Cada coluna representa um tipo de moradia: casa, apartamento, sobrado e outros tipos. Sendo assim casa aluno ira falar como é sua moradia, e todos irão anotar no gráfico a moradia citada pelo colega.

Quanto todos já tiverem falado, os alunos irão observar e anotar as seguintes perguntas.

A) quantos colegas moram em casa?

B) quantos colegas moram em apartamentos?

C) quantos alunos moram em sobrados?

D) a maioria dos seus colegas da turma mora em que tipo de moradia?

Atividade

Entregaremos numa folha A4, alguns tipos de moradias, eles irão pintar livremente os tipos mais comuns de moradias.

Para casa:

Em casa com a família, irão verificar e observar as fotos de álbuns da família, e em seus cadernos fará anotações e observações sobre as moradias encontradas nas fotos.

E na escola todos irão comentar a atividade feita em casa.

MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DE MORADIAS

2º Ciclo

No primeiro momento através de imagens (data show, link 3 na Bibliografia), mostraremos tipos de matérias utilizados para construções de moradias, como, madeira, tijolos, papelão, plástico e alumínio. A professora irá fazer um breve comentário com a turma a respeito das imagens vistas.

Através de desenhos em folha A4 irão localizar (fazer um círculo), nos tipos de matérias encontrados para fazer construção de moradias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (103.6 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com