TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento A Psicologia no Contexto Educacional

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Natanael Batista França

FICHAMENTO

A Psicologia no Contexto Educacional

Senhor do Bonfim - BA

2017

  1. A Evolução Histórica da Psicologia

Desde muito tempo, mente e alma são assuntos que despertam interesse entre os estudiosos, assuntos esses que passaram a ser estudados com mais profundidade durante a Idade Média, surgindo assim a Psicologia.

De início, tivemos duas correntes rivais, o empirismo inglês, que acreditava que ao nascer, a mente do ser humano era um espaço vazio que receberia influência do mundo externos para se construir, isso através dos cinco sentidos. E também tivemos o racionalismo alemão, esse dizia que a mente já possui, desde o começo, a capacidade inata de gerar ideias sem a necessidade de incentivos externos.

No início do século XX, a psicologia foi reconhecida como ciência. Surgindo o primeiro laboratório experimental em 1879, criado por Wilhelm Wundt. A partir de então, vieram várias teorias, destacando-se as psicologias Estruturalista, Funcionalista, Behavirista, Humanista, a Psicanálise de Freud e Jung, a Epistemologia Genética e as Psicologias da inteligência emocional e Múltiplas.

  1. Variáveis que Interferem no Processo de Aprendizagem

Algumas das variáveis que influencia na aprendizagem são motivação, maturidade, retenção e esquecimento, prontidão e superaprendizagem, socialização, educação criativa, avaliação da aprendizagem, satisfação das necessidades e as relações familiares.

Cada uma é de grande importância, para trazer motivação ao aluno é necessário o estimulo à aprendizagem, estimulo que também é necessário para promover a superaprendizagem, pois traz prontidão a conhecer e explorar os assuntos com mais profundidade.

Tudo isso junto com o equilíbrio das relações familiares e sociais, para assim gerar uma melhor condição emocional para que possa aprender de forma mais eficaz.

  1. A Teoria Psicanalítica Freudiana e a Educação

Em seus estudos, Freud desenvolveu o pensamento de que as coisas do subconsciente afetam a forma de pensar e agir.

Segundo ele, nossa mente possue mecanismos de defesa, para evitar angustia e sofrimento: repressão, cisão, negação, projeção, racionalização, formação reativa, identificação, regressão, isolamento.

Para Freud, a educação deve inibir, reprimir e proibir, evitando a produção de delinquentes, mas de forma equilibrada, pois o excesso de repressão pode gerar desequilíbrios neuróticos.

  1. A Teoria Psicanalítica de Jung e a Educação

Jung acreditava que o comportamento humano era condicionado pela própria historia individual, racial e também os seus alvos e aspirações.

Os principais aspectos de sua teoria se relacionam ao Ego, o inconsciente individual e o inconsciente coletivo.

No que se diz respeito a educação, os conceitos de Jung podem ajudar o professor a ter uma compreensão melhor da personalidade, a complexidade e as dificuldades do aluno.

  1. A Psicologia Funcionalista Aplicada à Educação

Criada por John Dewey, sua preocupação não se dava com a estrutura da mente e sim com o que ela pode realiza, para o Funcionalismo, existe uma ligação do desenvolvimento e a aprendizagem com a condição social e realidade da criança, dessa forma, ele defendia que na prática do ensino devem ser utilizados coisas do cotidiano, para facilitar a aprendizagem.

  1. A Psicologia Behaviorista Aplicada ao conceito Escolar

Para o Behaviorismo, o conhecimento consiste na observação dos dados pelos cinco sentidos, acreditando que os abtos criados através dos reflexos condicionados possibilita a resposta esperada.

  1. A Gestalt ou a Psicologia da Configuração

Se aproximando do racionalismo alemão, uma de suas ideias principais é que a soma das partes não é o todo, o todo é mais que a soma das partes.

Essa psicologia acreditava que as experiências passadas determinam o desenvolvimento da aprendizagem, acreditava também que o estimulo é interno e individual, o que impede o professor de transmitir conhecimentos prontos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (124.4 Kb)   docx (55.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com