TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PERPASSANDO PELOS DESAFIOS DA PSICOLOGIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL E SUA RELAÇÃO COM A COMUNIDADE

Por:   •  1/10/2020  •  Resenha  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

PERPASSANDO PELOS DESAFIOS DA PSICOLOGIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL E SUA RELAÇÃO COM A COMUNIDADE.

Introdução

        A psicologia é uma vertente científica plural e diversificada, capaz de transpassar vários campos de atuação. Nessa perspectiva, a psicologia comunitária assume um papel ímpar para compreender e intervir em questões psicossociais, utilizando de teorias da Psicologia Social para investigar e preencher as lacunas da saúde mental dessa população. Faz-se necessário conhecer o contexto em que essa realidade se desenvolve para que possa produzir interações dos indivíduos em grupo; tendo como a mais utilizada, o Psicodrama.

        A desenvoltura do psicólogo no âmbito educacional baseia-se na prioridade da relação psicólogo-professor e não somente com os alunos, contribuindo para o desenvolvimento escolar; atrelando com a família, para melhor compreender a dinâmica dos alunos. Podendo assim, desenvolver trabalhos de orientações vocacionais e profissionais com os estudantes. Além de desenvolver ações preventivas junto ao corpo docente no que se refere à marginalização da comunidade, como também, ações esclarecedoras a respeito de sexualidade, ética, violência, prevenção ao uso de drogas e etc.

        A socialização de crianças, adolescentes, educadores, familiares e comunidade auxilia na formação de sujeitos mais autônomos. O trabalho do psicólogo no campo comunitário sofre com algumas dificuldades a serem enfrentadas; pois, a comunidade visualiza o profissional como responsável por resolver questões pessoais. No entanto, ele não realiza trabalho clínico individualizado; pelo contrário, promove uma relação de igualdade e melhoria nas condições das situações problematizadas no momento da escuta educador-família.

        

Dessa forma, o objetivo apresentado será analisar suas intervenções no campo comunitário-educacional, para potencializar o desenvolvimento escolar utilizando das principais teorias acerca da psicologia nesse contexto. Tendo como embasamento pesquisas em artigos científicos e literaturas, ocorrerá a verificação da relação família-escola e os principais desafios da psicologia em consonância da escola, família e comunidade.

O trabalho consiste em ampliar os materiais de pesquisa e convidar à exploração de novos estudos no campo de atuação do psicólogo em âmbito educacional e comunitário, atrelado com a relação família-escola, englobando teoria e prática. Frisando a importância das pesquisas nesse campo de atuação de modo a sinalizar a carência da demanda.

Metodologia

Estudo fundamentado nas leituras que foram desenvolvidas a partir de artigos científicos e livros na área da psicologia escolar e psicologia comunitária, em alinhamento com a relação família-escola-comunidade. A pesquisa foi conduzida na base de dados do SciELO. Essa fonte de informação foi escolhida pela vasta abrangência de estudos realizados nacional ou internacionalmente. No campo de busca do SciELO as palavras-chaves foram: (a) escolar, (b) comunitária, (c) psicologia, (d) família, (e) educacional. Em apoio aos artigos científicos encontrados, livros dos autores Ferreira e Bauman foram utilizados. É importante ressaltar que todo campo de pesquisa e leitura possuíram embasamento online. A organização das publicações fora dividida em três etapas. A primeira consistiu em selecionar a partir das leituras, desmembrando o que não preenchia os objetivos de estudo. Na segunda, essa exclusão partiu da dispersão de informações. Por fim, foram selecionados apenas os componentes que alinhavam os estudos com os objetivos apresentados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com