TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação

Por:   •  29/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  1.930 Visualizações

Página 1 de 2

MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem

R.A.: 1542739-5

Acadêmico: Ricardo Pereira Moraes

Curso: Licenciatura em Geografia

Disciplina: Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação

CENÁRIO DO CAPITALISMO

Os principais problemas e conceitos do modelo corporativo na atualidade mostra a grande competitividade a qualquer custo.

Ao pesquisar sobre o assunto e assistindo “The Corporation”, um documentário canadense de 2002 que apresenta o poder das corporações mais forte que o poder político, observa-se que a principal preocupação das corporações é voltada aos lucros dos acionistas. Um dos cenários que chamou a atenção no documentário, foi o comitê trabalhista nacional, aonde mostrou vários produtos comprados para depois a verificação das origens de fabricação, logo após averiguando a situação da empresa e seus funcionários. Um dos exemplos a ser mencionado aqui se passou numa indústria em El Salvador, quando foi verificado o abuso do poder em países pobres e de baixas expectativas de vida, sendo que aproveitam a mão de obra barata. Outro item para expressar melhor o exemplo, é uma camisa no valor de venda de U$14,99 que a costureira tem um ganho de U$0,03 ou ainda o caso mais assustador que seria de uma jaqueta vendida a U$149,99 que a costureira teve um ganho de U$0,74. Nestes dois exemplos que citei, são referentes a marcas famosas e vendidas em grandes cidades do mundo.

As grandes corporações possuem um grande descaso pelos sentimentos alheios, pela segurança, repetidas mentiras e trapaças para obtenção de lucro, incapacidade de sentir culpa, de seguir normas sociais e de conduta dentro da lei. Por outro ângulo, por mais que se mude a passos lentíssimos, os objetivos das corporações em visar somente o lucro, pode-se dizer que melhorou muito, pois temos cada vez mais recursos para podermos evoluir juntos, estudando e se aperfeiçoando no campo de interesse, podendo sim ter uma vida mais digna.

Claro que as corporações ainda necessitam manter o que há de bom e buscar melhorias contínuas.

Em tempos de crise, como estamos vivenciando na atualidade de nosso país, muitas corporações se aproveitam do momento para reduzir ainda mais o seu quadro de colaboradores ou estrutura da empresa, inclusive negociando as convenções coletivas junto aos Sindicatos, propondo aumento zero utilizando-se da “crise” como referência ou pretexto para assegurar os demais empregados. Vejo que no Brasil, por exemplo, a nossa política é muito falha, é um país que possui uma das maiores arrecadações de impostos/taxas/juros do mundo, mas não nos fornece o retorno adequado ou pelo menos mais justo. Sendo assim é nítido que dependemos do apoio dos dois lados, tanto do capitalismo quanto do socialismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (140.7 Kb)   docx (90.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com