TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOGRAFIA POLITICA DA AGUA

Por:   •  26/4/2016  •  Resenha  •  2.544 Palavras (11 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Campus Sertão / Delmiro Gouveia

Licenciatura em Geografia

Hidrografia

Maria de Almeida Soares

GEOGRAFIA POLITICA DA AGUA

Delmiro Gouveia

2015

1 – Idéia central do texto

O texto discute a água como um potencial que gera riquezas e até mesmo conflitos, o autor refere se a riqueza porque de certa forma a água tornou se uma mercadoria em nível mundial, gerando assim interesses tanto a organizações e também no uso na produção desde agricultura a indústria e energia, tendo uma política envolvida no discurso desse assunto tão polêmico, a água.

De acordo com o autor a água, gera conflitos pela sua má distribuição, não está bem dividida igualmente nesse caso, pois há países com grande quantidade de água enquanto outros países estão passando por dificuldades, é impossível viver sem água pois a maioria das atividades utiliza a água, e a falta desta pode causar uma guerra. O consumo é altíssimo na indústria e na agricultura, além do uso doméstico contribuir. Embora o abastecimento de água disponível seja continuo, o processo cresce por causa do acréscimo da população e do plantio agrícola, então surge um cenário de inseguranças e desordem.

No texto o autor propõe, levar o leitor a criar seus próprios argumentos em relação à economia da água o que fazer para esse bem tão precioso não acabar podendo causar uma guerra, guerra essa que envolve aumento de imposto, em tudo que se produzem com a água, os capítulos permite perceber o quanto e importante tomar iniciativas consciente e democrática. A população tem a responsabilidade de tomar decisões em relação aos recursos públicos, naturais e político.

2 – Resumo do texto

A distribuição política da água na contemporaneidade e seus conflitos consumo e produção

O texto nos permite compreender por qual razão ocorre à crise da agua quais fatores influenciam. A fundamental causa e a falta de políticas assim ocasionam um conflito, com a má distribuição. A falta dessa substancia natural vital a vida em determinadas localidade pode ser deliberada por meio de uso de técnicas experimentadas de armazenamento e reaproveitamento da água.

Mas precisamente é a poluição e má destruição de corpos hídricos, o que normalmente era visto em países pobres a falta de agua o acesso a água de condições passou a ser visto como uma dificuldade no mundo todo. O maior uso da água ultimamente é em conseqüência da fabricação de produtos. Nesta ocasião encontra se o processo de degradação da água, o intenso uso na produção de produtos industriais e na produção agrícola e que infelizmente retorna essa água sem tratamento contribuindo para contaminação de mananciais hídrica.

 O autor vai falar de produção de água onde esse argumento e usando por aqueles que discutem a privatização do uso da água.  A água pode ser usada posteriormente ser recolhida nas diferentes atividades, nesse caso se não tiver contaminada, um dos pontos que a diferencia de outros recursos naturais, a exemplo o minério, que é apenas utilizável depois de passar por um processo. A água em alguns casos na maioria deles, ela a melhor em questão de potencial. Em relação à crise da água com esses problemas não há quem ganhe alguma causa ou perde todos saem no prejuízo precisamente quem produz mercadoria. Na verdade a água é indispensável para a vida humana, mas que seja de qualidade para se obter um ambiente e pessoas saudáveis.

Em relação à distribuição política da água, a adequação de fatores naturais permite organizar uma explanação sobre a política dos recursos hídricos. A utilização a manutenção com qualidade de certo modo é uma questão ética de acordo com a forma de acesso.  Para se ter uma boa resposta sobre a água deve acontecer um ciclo natural sem muitas interferências, e nesse caso a atuação de aspectos ambientais como clima, a geologia e vários outros fatores que estão envolvendo o ciclo da natureza. A disposição das precipitações no mundo é diferente, mesmo com precipitações, a exemplo na região semiárida é de maneira irregular a precipitação e ocupa uma pequena parte no território brasileiro.

Processos geológicos têm grandes influencia na questão do ciclo da água doce nos lençóis freático. Uma rocha impermeável acaba dificultando a penetração, mas diferente de solos permeável no sedimento que tem também a função da despoluição pelo o processo de infiltração na rocha.    Um ponto importante, mas sendo um dos problemas dependendo do uso do solo qual padrão de desenvolvimento usado se for de forma errada atingira diretamente nos recursos naturais. A agricultura é uma protagonista para esse tipo de uso desenfreado precisamente no monocultivo, os usos intensos do solo alem de degradar os mananciais hídricos pode ate causar desertificação ou assoreamento desses corpos d água.

Na agricultura no uso intensivo de agrotóxico vai diretamente ao lençol freático é extremamente preocupante, por que o uso cada vez maior de substancia química proporciona o aceleramento da contaminação da água subterrânea. Alem da poluição do ar, pois há mecanismos que contribui com a poluição aérea onde tudo direciona para um mesmo caminho a água, esses produtos podem ocasionar chuvas acidas por causa do enxofre, isso acontece com a penetração no solo assim atingindo os mananciais bem como o curso d água.    

É sabido que a chuva acida por causa de meios econômico que reflete no ambiente, tal questão foi discutida a caráter internacional, já que é um problema enfrentado e por diversos países. Outro ponto que atinge os recursos hídricos seria outro tipo de poluição, por exemplo, a descarga de dejetos industriais urbanos, que não tem um lugar certo para essa descarga embora que independente de um lugar apropriado ou não caba atingindo o subsolo e novamente poluído a água.  

Em presença de todos esses casos, sobra uma intensa polemica torno do intensificador da água na terra.  O autor vai dizer que muitas visões exageram na escassez, segundo ele há uma dramatização no comentário sobre a falta de água em um futuro próximo, mas na verdade a água não vai acabar, mas será pouca quantidade disponível na terra para atender toda sociedade que consomem sem pensar no amanha, das empresas que consomem na visão do lucro do capitalismo e para produzir mais e mais mercadorias, em um ritmo que mantenha a dinâmica da economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com