TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geomorfologia e Recursos Hídricos

Por:   •  2/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  1.231 Visualizações

Página 1 de 3

GEOMORFOLOGIA E RECURSOS HÍDRICOS

De acordo com o mapa que apresenta a classificação do relevo brasileiro segundo Ross (2001), responda o que se pede a seguir:

1. Em qual unidade de relevo, segundo Ross (2001), sua região ou município está inserida?

Minha região (Vitória – ES) está inserida na unidade da Planícies e tabuleiros litorâneos.

2. Quais são as principais características dessa unidade de relevo?

As planícies são áreas mais ou menos planas, em que os processos de sedimentação superam os de erosão, independente das cotas altimétricas. As planícies litorâneas, são as terras mais baixas ao longo da costa que formam uma longa e estreita faixa litorânea indo desde o Amapá até o Rio Grande do Sul (AB’SABER,1958).

Em algumas regiões, o planalto avança sobre a planície que é basicamente constituída por terrenos do Paleógeno, que se apresentam como barreiras ou tabuleiros, e por terrenos recentes do período Quaternário.

Essas planícies ora aparecem na forma de grandes baixadas, ora estreitando-se e favorecendo a formação de costas altas, onde a Serra do mar entra diretamente em contato com o Oceano atlântico (IBGE, 2000).

3. A presente fotos ou imagens que ilustrem as feições de relevo mais características da área, sempre explicando sua gênese à luz do que foi estudado nesta disciplina.

Figura 1 – Parque Estadual da Fonte Grande, Vitória/ES. Disponível em: https-//www.guiadasemana.com.br/vitoria/turismo/estabelecimento/parque-estadual-da-fonte-grande

Figura 2 - Vista da Orla de Vitória/ES - Praia dos Namorados e Praia de Camburi.

Disponível em: https://i.pinimg.com/originals/f8/a5/76/f8a576b00289bbbb5b0308c59b78e0fb.jpg

As planícies costeiras ou litorâneas são formadas por sedimentos depositados na zona costeira, no período terciários ou quaternários. A gênese desse ambiente está relacionada a um conjunto variado de fatores, que podem ser as variações do nível do mar do quaternário associadas às correntes de deriva litorânea, às fontes primárias de sedimento e às armadilhas para retenção do sedimento. Frequentemente tais planícies estão associadas a desembocaduras de grandes rios e/ou reentrâncias na linha de costa, e podem estar intercaladas por falésias e costões rochosos de idade pré-cambriana.

4. Baseado nas Unidades 1 e 2 da obra de Tiritan (2013), qual modelo geomorfológico você indicaria como o mais relacionado às formas de relevo pesquisadas nesta atividade? Justifique.

O modelo geomorfológico que indicaria é o Modelo de Etchplanação, onde o intemperismo tem grande importância na dinâmica morfológica das paisagens. As peneplanícies seriam formadas pela alternância entre alteração geoquímica das rochas e erosão superficial, em que o processo de etchplain seria marcado por uma paisagem profundamente intemperizada. Posteriormente, essa paisagem sofreria ação de um ciclo erosivo com saprólito sendo exposto, formando uma planície rochosa (VITTE, 1998). Ainda de acordo com Thomas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com