TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização - Atividade Colaborativa

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Podemos caracterizar a globalização como um processo de interação entre nações de todo o mundo, onde estas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais. Atualmente a globalização tem grande influência na sociedade, seja de maneira social, econômica ou politica, pois esta é parte do capitalismo. É através dela que muitos produtos e serviços chegam até os respectivos clientes, empresas desenvolvem-se e também o PIB. A globalização traz consigo diversas vantagens, contudo também desvantagens.

A Globalização

A globalização também é denominada mundialização ou até mesmo crescimento de interdependência de povos e países pelo fato de haver uma ligação com as demais localidades no mundo. Caracterizada por uma coletividade de transmutação de ordem economia e politica, a globalização é definida como uma associação intensa na relação sócio espacial, ou seja, a conexão entre distintas partes do planeta. Esta por sua vez é um processo continuo que está sem constante evolução e mutação, de acordo em que quanto mais se passa o tempo, mais expansiva se torna a globalização. (ARICÓ, 2003)

A globalização econômica é a emergência de blocos econômicos, onde nações se consolidam a fim de estabelecer relações comerciais entre si. Pode-se observar este impacto no mercado de trabalho comercial internacional, na qualidade de vida populacional favorecida e desenvolvimento dos países. Esta por sua foi estabilizada globalmente a partir do século XX, com a Revolução Técnico Cientifica, porém seu acontecimento está juntamente com as grandes navegações europeias nos séculos XV e XVI. Um exemplo dentro de tal metodologia de globalização é a comercialização entre as nações onde rendimento liquido atinge ou excede o objetivo esperado. O ponto negativo de todo este processo é a dependência dos países mendicantes para os mais ricos. (ARICÓ, 2003)

Adstrita com a globalização temos a cultura, que traz consigo maiores possibilidades de comunicação e também a inoculação de valores culturais sem que haja a integração territorial. Por meio da globalização relacionada a cultura é possível o controle de costumes, roupas, lazer e até mesmo comportamento inserido em determinado território. O exemplo simplificado de cultura globalizada é a comercialização de vestimenta de regiões distintas inseridas em determinada localidade em que não havia esta. (ARICÓ, 2003)

Uma grande característica da globalização politica é o acolhimento de regimes democráticos. Determinados países tem adotado cada vez mais este papel, onde geralmente decisões alcançadas interferem na economia mundial. A politica neste contexto vem atendendo o capitalismo, este que por sua vez tornou-se o mais predominante em todo o planeta, a fim de que haja uma maior busca de mercados, produtos e serviços para que desta forma haja o crescimento comercial interno do país. Para exemplificar a politica globalizada vale citar a permissão ou até mesmo contrato de permissão para determinado produtos ser inserido em um país diferente do de origem. (NOGUEIRA, 2014)

A globalização propriamente dita surgiu na segunda metade de 1800, onde teve seu ápice, isto após o aparecimento do capitalismo, onde quase todos os países foram obrigados a aceitar o sistema padrão-ouro, em que havia um único sistema financeiro: todas as moedas tinham o valor de ouro. Através deste processo houve o rompimento de barreiras comercias e tornou-se possível o financiamento de empresas em outros países e continentes. (TAVARES, 2015)

Outsourcing é definido como terceirização, onde “out” significa “fora” e “source” é o mesmo que “fonte”. Esta expressão remete a sub contratação de serviços, ou seja, sinônimo de terceirização, isso quer dizer que uma empresa contrata uma terceira para desempenhar tal função útil para seus negócios. Uma empresa pode terceirizar, por exemplo, serviços de transporte, limpeza, peças, mateiras primas entre outros. O outsourcing é utilizado para fins de diminuição de custos e até mesmo para garantir uma melhor qualidade de mão de obra e tecnologia, porém antes de aderir esta prática é essencial que seja realizado um estudo para analisar todas as vantagens, contudo as desvantagens. (GOMES, 2011)

Algumas das desvantagens que podem ser apontadas no outsourcing é a falta de comprometimento da empresa contratada, custos mais elevados do que o estimado e até a utilização para fins de governos corruptos. Por esses e diversos outros motivos a adoção desta opção de trabalho deve ser muito bem planejada. Para exemplificar as outsourcing é importante citar empresas hoje bem reconhecidas como a ISS nomeada a nº1 em melhor empresa de terceirização do mundo em 2013, outra empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (153.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com