TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização IMPACTO

Seminário: Globalização IMPACTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  Seminário  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

GLOBALIZAÇÃO

O que é Globalização – Conceito

Falar sobre globalização é algo que necessita entendimento, tempo e um pouco de paciência. Porém, não é algo de difícil compreensão, pois a mesma é evidente em nossas vidas, em nossa própria rotina diária. Apesar do fato não ser percebido por diversas pessoas, possuímos práticas que nos adéquam a esse conceito diariamente.

Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.

O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.

IMPACTO

globalização afeta todos os setores da sociedade, principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta.

Dentre eles: a comunicação, a qualidade de vida, o meio ambiente, a sociedade e seus hábitos.

O processo de globalização começou quando o ser humano descobriu que poderia se transportar de um continente para o outro, de diversas maneiras. A primeira delas foi através da navegação. Sem a navegação, nenhum de nós hoje sequer saberia da existência de continentes como a Ásia, África, Europa, Oceania, continentes que só tiveram contato entre si durante esse período das grandes navegações, onde se adotou o sistema econômico mercantilista, que foi responsável pelo surgimento da primeira forma de capitalismo, um dos sistemas que mais se beneficia da globalização.

Isso tudo gerou um desenvolvimento desenfreado na economia, ciência e tecnologia da época, mas hoje tem causado diversas consequências trágicas nas sociedades do mundo inteiro. Nações que antes eram ricas e bem organizadas foram destruídas pela globalização, como a África, antes abundante em pedras preciosas e ouro, é hoje um continente pobre e devastado pela miséria, fome, guerra e doenças, que foram trazidas e promovidas pelos europeus, desde a época das grandes navegações até algumas décadas atrás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com