TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE GEOGRAFIA

Por:   •  28/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE GEOGRAFIA

PRIMEIRA AVALIAÇÃO – PESO 1

Orientações para elaboração e entrega da atividade:

A atividade deve usar como base o livro e as pesquisas necessárias, conforme está indicado em cada questão. Deve ter capa, uma breve introdução, desenvolvimento (respostas) e referências. A atividade deve conter até 4 laudas (esse número pode variar considerando as imagens). Podem ser anexadas imagens ou fotografias, desde que indicado a fonte das mesmas. Atender as normas da ABNT para citações e referências. Formatação: fonte Arial ou Times New Roman, tamanho da fonte 12, espaçamento 1,5 entre linhas. Anexar em arquivo único no Moodle no formato word, até o dia 01/11/2019. Não serão considerados trabalhos copiados e com plágio.

ATIVIDADE

Apoiado na leitura e análise dos capítulos: 1, 3, 5, 8, 10, 13 e 14 do livro EAD no. 25 “INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE GEOGRAFIA”, realize as atividades:

1 – Converse com alguns produtores rurais de sua cidade e identifique os principais tipos de culturas agrícolas lá existentes. Identifique com estes produtores se houveram e quais foram as mudanças que ocorreram nesta área, por exemplo, se ocorreu esvaziamento do campo, a construção de mais estradas rurais, a mudança do tipo de cultura agrícola e por fim, solicite ao produtor rural uma explicação do papel do clima no calendário agrícola. Organize esta conversa em um texto sintetizando e faça relação com o conteúdo dos capítulos 8 e 9. Complemente com fotos que representem estas relações na paisagem no passado e no presente (capítulo 14). (No mínimo duas fotos podem ser de acervo pessoal ou de pesquisas desde que possuam fonte e/ou autoria – importante datar os períodos)

2 - O IDH (índice de desenvolvimento humano) surgiu como uma proposta de classificação dos países em alternativa aos antigos índices que levavam em consideração aspectos unicamente econômicos, como o PIB per capita. Quais as variáveis analisadas na elaboração do IDH? A partir de fontes oficiais (IBGE, IPARDES, Secretaria Municipal de Desenvolvimento...) qual é o IDH de seu município? Ele se classifica como IDH baixo, médio ou alto?

3 – Após a realização das questões acima, reflita sobre as possibilidades de transmitir esse conteúdo, considerando o conhecimento da geografia e os aspectos pedagógicos. Nesta questão, descreva estratégias e exemplos de atividades que contemplem os conteúdos da questão 1 e 2, que podem ser aplicadas para as séries iniciais do ensino fundamental.

Material Complementar:

 -  http://www.pnud.org.br/IDH/DH.aspx

 - http://www.ibge.gov.br/home/

 - http://www.ipardes.gov.br/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com