TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estudo do meio e suas implicações nas metodologias do ensino de Ciências da Natureza, Geografia e Historia.

Por:   •  19/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 5

  1. Nome da instituição:

Escola Municipal Adauto Lucio Cardoso, Céu Azul, Belo Horizonte.


Função Social:

Projeto para inclusão das crianças, em oficinas ecológicas e de consciência de produção e de consumo  para o desenvolvimento, socialização com o meio ambiente, seus recurso naturais a as relações de trabalho e consumo.

Disciplinas envolvidas, Ciências, Geografia e historia.

Título do Projeto a ser realizado:

O estudo do meio e suas implicações nas metodologias do ensino de Ciências da Natureza, Geografia e Historia.

Nome do Projeto a ser realizado:

Recursos naturais na sua escola que servem para o consumo interno da escola.

Ambiente ao redor de trabalho:

Foram observados que o ambiente da escola nos fornece bastantes recursos didáticos, voltados ao desenvolvimento das atividades que serão proposta, possui um parquinho com uma ampla área verde todo coberto com grama e com alguns moradores, como formigas, joaninhas, minhocas e pássaros. Também possui uma are reservada com arquibancadas e pavimentada para realização de atividades e uma grande arvore que fornece sombra no período da tarde, uma castanheira, onde podemos observar grandes quantidades de pássaros com alguns ninhos.

Outro ambiente que podemos desenvolver as atividades é um espaço reservado ao cultivo de hortas, já com o preparo da terra iniciado, pois a terra já foi afofada e manejada, ou seja, os locais dos canteiros já estão pré-determinados, basta colocar o adubo e inserir as sementes, que serão selecionadas pelos alunos.

Há não podemos esquecer-nos do clima, que nesta época esta favorável, pois não este muito quente e frio, ou seja, está fresco, e o solo de boa qualidade, uma terra preta com características de um solo adubado pela própria natureza, pois quando da construção da escola, fui informado que o local era um terreno que possuía muitas arvores, que foram cortadas para construção da escola, mais que algumas foram mantidas dentro da possibilidade e da segurança dos alunos, como a castanheira citada no inicio do texto.  

 
Público Alvo:

Uma sala do 3º ano do ciclo de 09 com 25 alunos de 08 anos.

Duração:

Terá a duração de 01 mês, sendo desenvolvido no período da manhã das 08:00h às 09:40h, nos dias da semana, segunda, quarta e sexta-feira.
Recursos:

Os recursos utilizados neste projeto serão o espaço que nos proporciona grandes experiências em contato com a natureza, através da diversidade de insetos e pássaros encontrados, a vegetação e o terreno que será preparado para o cultivo das hortaliças, sementes e adubo, que será utilizado na construção da horta na escola.    
Material didático:

Vários materiais reciclados, como garrafas de refrigerantes de plástico, caixa de leite vazias e higienizadas, lápis, pinceis, tinta guache, cartolina e cola, alem dos equipamentos de jardinagem que serão utilizados para o trabalho com a terra.

Fotos do terreno antes da construção da escola e fotos atuais que serão observadas como um exemplo da transformação do ambiente pelo homem.

Alem da ajuda da professora e da auxiliar para organização da aplicação do projeto.

Maquina- fotográfica para registra as atividades.

Etapas do desenvolvimento do projeto:

1. Etapa:

Em primeira etapa deslocaremos com as crianças para os ambientes que serão utilizados, o primeiro contato será no parquinho no local destina como arquibancadas para conhecimentos das atividades que serão desenvolvidas e observação do ambiente ao redor, ou seja, das suas características físicas e naturais, com a seleção de alguns matérias que serão utilizados nos primeiros momentos, logo após iremos desenvolver uma atividade de reconhecimento do perímetro do parquinho que é destinado os brinquedos, onde seu piso é coberto por gramas e possui algumas flores e uma arvore.

Durante o decorrer das atividades dentro do prazo exposto, estimularemos a exploração do local, para descobrirmos que tipos de vida alem de nós estão vivendo nos locais determinados, onde as crianças descobriram varia espécies de formigas, insetos e pássaros que alimentam dos pequenos insetos para sobreviver, qual a importância de cada um no ciclo de vida da natureza e o porquê da existência de cada um.

Também iremos expor algumas fotos antigas do local onde foi construída a escola, de como foi transformado o que perdemos e o que ganhamos com a transformação feita pelo homem.

Confecção de cartazes que colocaremos espalhados pelo local com desenhos e pinturas do que descobrimos neste ambiente, sua vegetação suas transformações feitas pelo homem e os seres vivos que habitam aqueles locais.  

2. Etapa:

Na segunda etapa, iremos desenvolver um trabalho voltado à construção da horta na escola, nesta parte do projeto pode desenvolver uma atividade voltada à preservação da natureza com aproveitamento de material reciclável, a importância do cultivo dos nossos alimentos sem agrotóxicos, a qualidade dos alimentos e o acompanhamento do desenvolvimento das plantas que irão crescer a cada dia, e a relação de do trabalho e consumo que a horta trará para a escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com