TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Insumos Agrícolas

Artigos Científicos: Insumos Agrícolas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de Geografia

Insumos agrícolas e a produção de carne bovina

Os insumos podem ser classificados genericamente como todas as despesas e investimentos que contribuem para formação de determinado resultado, mercadoria ou produto até o acabamento ou consumo final.

Na atividade agrícola os insumos são compreendidos como todos os produtos necessários à produção vegetal e animal: adubos, vacinas, tratores, sementes, entre outros.

Classificação dos Insumos:

1) Biológicos: Compreendem produtos de origem animal ou vegetal.

Exemplos: restos de culturas (palhas, ramos, folhas) ou estercos usados como adubos, sementes e mudas, extratos de plantas etc.

2) Químicos ou Minerais: Compreendem tanto substâncias provenientes de rochas, quanto aquelas produzidas artificialmente pela indústria.

São eles: temofosfatos, caldas bordalesa e sulfocálcica, pós de rochas, micronutrientes, calcários (para calagem), agrotóxicos, fertilizantes altamente solúveis (usados na agricultura convencional), fertilizantes de baixa solubilidade (aceitos pelas correntes agroecológicas).

3) Mecânicos: Compreendem máquinas e equipamentos agrícolas.

Exemplos: tratores e seus implementos (arados, adubadoras, roçadoras, pulverizadores, etc.), Armadilhas para insetos, plásticos para cobertura de canteiros, equipamento de irrigação, etc.

Dados sobre insumos agrícolas e a produção de carne bovina

A relação entre preços de insumos agrícolas e produção de carne é complexa e variável. Os números atuais indicam uma correlação negativa elevada entre os preços de carne ou animal vivo e os insumos. Dados do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE) mostram um acúmulo da alta nos preços da Soja, de janeiro a julho de 2012 em torno de 74%, e no milho, de 37%. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia (CEPEA) da ESALQ-USP, para o suinocultor brasileiro o cenário é de desvantagem do seu poder de compra, ante as altas nos preços de soja e milho.

Também na pecuária, os preços elevados de soja e milho encarecem expressivamente a produção de carne e leite bovinos, afetando valores nutricionais de rações e valor agregado do produto final. Julho de 2012 registra que são necessárias 14 arrobas de boi gordo para comprar uma tonelada de soja.

Definição de “boi gordo”: Bovino macho terminado, com 16 arrobas ou mais de carcaça, de acordo com as especificações do contrato futuro de boi gordo.

Definição de carcaça: Refere-se à carcaça de bovino macho (boi gordo, terminado) abatido, sangrado, esfolado, eviscerado, desprovido de cabeça, patas, rabada, verga, exceto suas raízes, e testículos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com