TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lacost o resumo da teoria

Por:   •  18/8/2016  •  Resenha  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

O texto trata-se de uma análise do papel da Multinacional Del Monte Fresh Produce na organização do espaço mundial e especificamente no Vale do Açu-RN. A empresa tem como atividade a fruticultura e a bananicultura e faz parte de um oligopólio altamente concentrado que domina o contexto produtivo e controla o preço e a distribuição no mercado consumidor dos Países Desenvolvidos.

Uma das características da maioria das empresas que compõem o oligopólio em questão é a plantação própria de suas fruteiras. Em alguns países, chegam a ser detentoras de um quase monopólio de toda a exportação de bananas. esses grupos tendem a causar grandes impactos ambientais devido a intensiva  produção de banana com uso de agrotóxicos.

A Del Monte diversificou e verticalizou sua atuação, indo desde a produção de frutas e legumes frescos até à industrialização desses produtos e sua distribuição nos mercados mundiais. Tem seu principal centro administrativo nas Ilhas Cayman, na sua capital George Town, atualmente, ela investe principalmente, em um processo de compra, incorporações e verticalização intensiva altamente centralizada.

A Del Monte Fresh Produce tem um elevado nível de verticalização, desde a produção, na sua maioria processada pelas fazendas próprias, passando pelo transporte nos seus próprios caminhões refrigerados e navios refrigerados que levam as frutas dos lugares mais distantes do mundo para o mercado americano e europeu atuando em todos os cinco continentes habitados

A empresa resolveu escolher o Vale do Açu, para instalar sua monocultura de banana com vistas a exportação atraída tanto pela rentabilidade que passaria a auferir quanto por uma série de vantagens locacionais que esse lugar oferecia para a Empresa e só se utiliza realmente de dois itens em âmbito local: o das terras, para sua produção, e de parte da mão-de-obra local. As reclamações de exploração dos empregados do Setor de Banana são uma constante não só no Vale do Açu, mas também em todas as áreas onde se tem esse tipo de produção voltada para o mercado externo.

Possuem Áreas produtoras, localizadas quase sempre em Países Subdesenvolvidos, oferecem um vasto leque de vantagens locacionais. O mercado consumidor se localiza prioritariamente nos Estados Unidos e na União Européia e Muitos, no Vale do Açu, são explorados trabalhando até 12 horas por dia.

O texto procura mostrar através  da historia da Del Monte Fresh Produce como empresas multinacionais do gênero alimentício atuam, sua forma de organização, estrutura e suas relações com o meio ambiente e a mão de obra nos locais de produção. Aqui são apresentados os problemas que existem por trás dessas empresas como: agressão ao meio ambiente por desmatamento para áreas plantáveis bem como uso intensivo de agrotóxicos e infração dos direitos trabalhistas com jornadas de trabalho excessivas.


Conceito de decrescimento slogan de uma campanha contra o crescimento industrial buscando apenas o lucro e o consumismo. Trata de assuntos como a diminuição de produção e a consequente aumento do desemprego em contrapartida a necessidade de produzir menos com o objetivo de diminuir os impactos ambientais

A campanha desenvolve a ideia de um projeto alternativo para uma politica do pós desenvolvimento com a meta da construção de uma sociedade em que se vivera melhor trabalhando e consumindo menos.

Uma critica aos conceitos e ideias publicitarias difundidos pela mídia utilizados com o objetivo de vender produtos principalmente o do desenvolvimento sustentável. o texto trata estes como sendo uma forma de conservar os lucros e evitar as mudanças de hábitos quase sem alterar o rumo e mostra que o desperdício inconsciente de recursos escassos trás a preocupação com os limites ecológicos e a impossibilidade de um crescimento infinito num mundo finito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com