TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAPEAMENTO

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.655 Palavras (7 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

Flaviane lima da silva

Conceição do Araguaia-PA

2015

Ana Paula da Silva do Duarte

PROJETO DE CONCIENTIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO A CONSERVAÇÃO DO RIO ARAGUAIA

                   Trabalho de SERVIÇO SOCIAL apresentado a                                                                              Universidade Norte do Paraná–UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral das disciplinas: Instrumentalidade em Serviço Social; Movimentos Sociais; Políticas Setoriais Contemporâneas.

Professores: Amanda Boza, Maria Ângela Santini, Maria Lucimar Pereira e Rodrigo Zambon

Conceição do Araguaia-PA

2015

PROJETO

TEMA: INSTRUMENTALIDADE DO SERVIÇO SOCIALCOMO FONTE DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE

PROBLEMA

Atualmente a população do município de Conceição do Araguaia vem passando por muitos problemas em seu círculo social, percebe que grande parte da comunidade tem lançado lixo diretamente ao Rio Araguaia, algo que vem ocasionar prejuízos ambientais como também sócio-econômico no  cotidiano coletivo. Todavia, este ato é considerado como crime ambiental, diante das dependências das sociedades que tem como fator econômico básico o Rio Araguaia, no sustento de suas famílias. Porém, a área ta si tornando inadequada para o uso da população local, pois estas pessoas poderão ser contaminadas por doenças, tais como: Irritações na pele, manchas e até mesmo micoses, provocada pelo excesso de lixo lançado no leito do Rio. Diante da gravidade do problema, compreende a necessidade e apoio de profissionais da área de Assistência Social, estes de fato aplicaram seus instrumentos e técnicas de conscientização da comunidade de forma a frear este problema tão sério que ameaça o bem estar da coletividade. Cabe este, conduzir, identificar diferentes metodologias de instrumentalidade no esclarecimento de diagnosticar as necessárias transformações no cotidiano espacial das comunidades próxima ao objeto em pesquisa.

OBJETIVOS:

●OBJETIVO GERAL

   *Compreender as causas e conseqüências da poluição do Rio Araguaia, esclarecendo sobre os prejuízos e a imensidão do problema no cotidiano da população local.

  *Compreender a importância da conscientização da comunidade diante do problema.

 *Conhecer elementos que apresente paradigma de conscientização.        

●OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Identificar os problemas causados pela poluição.
  • Valorizar o Rio Araguaia através da preservação.
  • Proteger a população conceicionense contra as conseqüências da poluição.
  • Apresentar palestra periodicamente com profissionais de Serviço Social.

JUSTIFICATIVA

 O Rio Araguaia tem uma grande importância para a população conceicionense, pois este abastece a cidade em diversas formas, além de servir como atração turística e diversão para muitos indivíduos. Sendo diariamente prejudicado por substâncias químicas e exorbitante lançamento de esgotos vindo a ameaçar a sobrevivência dos seres vivos, ocasionando a poluição deste bem tão valioso. Portanto, este espaço deve ter prioridade em sua conservação, pois as comunidades locais necessitam e dependem de seus elementos para suas manutenções básicas. Nesta visão, as informações colhidas apresentam fatores incompatível de uma conscientização a manutenção do espaço do Rio Araguaia. Por este motivo necessita de mais comprometimento social e especialmente, dos Órgãos Governamentais, que estruturem projetos conduzidos por equipes de profissionais que tenha conhecimento e técnica diversificada que tenha como objetivo a conscientiza a humanidade local.

METODOLOGIA

Definindo o referencial teórico da pesquisa, elaboração do projeto, a pesquisa de campo começa, por meio de palestras, aplicados restritamente a comunidades, de forma especial aos mais velhos, ou seja, que residem a mais tempo na comunidade próxima ao Rio, para verificar as trasnformaçoes do espaço geografico no decorre dos anos provocado pelo processo de poluição ambiental. Assim, foi apresentado:

  • Propostas de educação ambiental com qualidade através de palestras
  • Fazer comprovação das hipóteses dos possíveis problemas provocada pela poluição do espaço.
  • Propostas de projeto de conscientização da sociedade para a valorização da preservação do meio ambiente.
  • Livros e fontes eletrônicas.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Diante dos desafios de conscientização das comunidades que convivem próximo ao espaço do Rio Araguaia, se faz necessário uma reflexão das praticas e competências de Políticas Públicas Municipais e profissionais das áreas de conhecimentos que apresente paradigmas com objetivos de descobrir quais os desafios e as perspectivas de melhora no Espaço do Rio, visto que cada um destes traz em si métodos e práticas e metodologias diferenciadas.

De acordo com a Secretaria de turismo (2012) O Turismo é uma das maiores aptidões de Conceição do Araguaia. O Rio Araguaia é uma grande fonte de inspiração para as comunidades e visitantes na cidade. Conceição do Araguaia tem potencialidade turística para se ampliar, gerando renda ao ramo comercial local, dessa forma, movimentando a cidade, estabelecer a base do desenvolvimento no município.

Santos compreendem que:

A primeira presença do homem é um fator novo na diversificação da natureza, pois ela atribui às coisas um valor, acrescentando ao processo de mudança um dado social. Num primeiro momento, ainda não dotado de próteses que aumentem seu poder transformador e sua mobilidade, o homem é criador, mas subordinado. Depois, as invenções técnicas vão aumentando o poder de intervenção e a autonomia relativa do homem, ao mesmo tempo em que vai ampliando a parte da “diversificação da natureza” socialmente construída. (SANTOS, 1996, p.131).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com