TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Material de Avaliação Prática da Aprendizagem

Por:   •  27/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  831 Visualizações

Página 1 de 2

MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem

R.A.:1760047-5

Acadêmico: Gabriel Vilhena Barbosa

Curso: licenciatura em Geografia

Disciplina: Geoprocessamento

Instruções para Realização da Atividade

  1. É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;
  2. Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos será zerado;
  3. Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador e envie em forma de anexo;
  4. Formatação exigida: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado;
  5. No desenvolvimento de seu texto, argumente de forma clara e objetiva, utilizando-se no máximo de 15 linhas para cada tópico, de acordo com o conteúdo da disciplina;
  6. Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT;
  7. Critérios de avaliação: Atendimento ao Tema, Constituição dos Argumentos, Organização das Ideias, Correção Gramatical e Adequação às normas sobre citações e referências, sempre com base na ABNT;

VALOR DA ATIVIDADE: 1,0 PONTO

PRAZO PARA POSTAGEM: 16/11 a 14/12/2017 (23h59 – horário oficial de Brasília/DF)

Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Tutor Mediador.

Bons estudos!

Descreva a importância das imagens aéreas e das ferramentas ligadas ao geoprocessamento para análise de fenômenos ambientais:

Se tratando de fenômenos ambientais o geoprocessamento pode ser bastante útil para o controle do que acontece no meio ambiente, através das imagens aéreas é possível identificar áreas desmatadas, queimadas, garimpos ilegais, entre outras e com as imagens de satélites é possível prever tempestades, furacões, períodos de estiagem. Em fim são diversas as formas que se pode utilizar imagens aéreas para análise do fenômenos ambientais.


Faça um levantamento e apresente outros problemas ambientais que o Brasil já enfrentou até o momento:

O Brasil já enfrentou e enfrenta diversos problemas ambientais, aqui no Amapá por exemplo aconteceu o assoreamento de um dos maiores rios do Estado, causado pela instalação de várias hidrelétricas, tendo como uma das maiores consequências o fim da “pororoca”, uma das maiores ondas de rio do mundo que chegava a ter 4 metros de altura. Aconteceu também no município de Santana-AP na década de 80 e 90 a contaminação por Arsênio no bairro do Elesbão por conta de rejeitos de Manganês contaminados por Arsênio que foram misturado ao asfalto, causando má formação de crianças durante a gestação. E pelo Brasil são diversos os casos de problemas ambientais, em São Paulo temos a poluição do rio Tietê entre vários outros casos.

De que forma o geoprocessamento pode contribuir para evitar esses desastres, ou então, para amenizar a ocorrência deles?

O geoprocessamento pode ser usado para evitar desastre através da identificação e mapeamento das aéreas de risco possibilitando tomar medidas antes que os eventos acontecem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (153.9 Kb)   docx (38.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com