TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Material de Avaliação Prática da Aprendizagem

Por:   •  30/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem

Acadêmico: Samanta Borges Borelli

R.A.22170950-5

Curso: Letras Português-Inglês.

 Disciplina: Literatura nos países lusófonos.

Valor da atividade: 3,50

Prazo: 27/08/2021

1ªFICHA

Fernando António Nogueira Pessoa, filho de Joaquim de Seabra Pessoa e Maria Magdalena Pinheiro Nogueira Pessoa, foi um dos mais importantes poetas e a figura central do modernismo em Portugal, além de poeta também era, comentarista político, crítico literário, filosofo e dramaturgo e tradutor. Nasceu em 13 de junho de 1888, em Lisboa, Portugal, e faleceu também em Lisboa em 30 de novembro de 1935.

Em sua infância, Pessoa viveu por nove anos na África (devido ao 2° casamento de sua mãe com um cônsul, após a morte de seu pai) e voltou à Portugal com 17 anos, seus dois primeiros livros foram publicados em inglês, sendo seu primeiro livro em português “mensagens” (porém seu primeiro poema foi escrito em 1902 e tinha o título “Quando a dor me amargurar”) seu livro possui 44 poemas e foi chamado por ele de “livro de pequenos poemas”. Pessoa também tinha heterônimos sendo os mais conhecidos Álvaro Campos, Alberto Caieiros e Ricardo Reis.

2ª FICHA

Alberto Caieiro: Nasceu em 16 de abril de 1889 e faleceu em 1915 de tuberculose. Ele também é considerado o mestre dos outros heterônimos de Pessoa, suas principais características eram elogiar a natureza, conhecido como o poeta das sensações, por retratar em seus versos muitas das sensações do corpo, também o poeta da simplicidade “Deus está na simplicidade e em todas as coisas” suas obras são um conjunto de 104 poemas sendo 49 em O Guardador de Rebanhos, 6 em O Pastor Amoroso e 49 em Poemas inconjuntos.

Álvaro Campos: Nasceu em 1915, em Tavira, no extremo sul de Portugal. As principais características de suas obras podem ser dívidas em 3 fases:

1ª Decadentista: onde o poeta exprime o tédio, o cansaço e a necessidade de novas sensações:

Citações que sintetizam a fase:

“E afinal o que quero é fé, é calma/ E não ter estas sensações confusas.”

“E eu vou buscar o ópio que consola.”

"É antes do ópio que a minha alma é doente"

2º Modernista/Sensacionista: Nesta fase Álvaro exalta a civilização industrial, a tecnologia, as máquinas e exalta o progresso técnico e quanto a fase sensacionalista esta percebe-se na vivência em excesso das sensações “Sentir tudo de todas as maneiras” no masoquismo “Rasgar-me todo, abrir-me completamente”.

Citações que sintetizam a fase:

"Quero ir na vida como um automóvel último modelo"

"Quero sentir tudo de todas as maneiras"

3ª Intimista/Pessimista: Nesta fase ele se mostra cansado, angustiado e fechado em si mesmo, frustrado, O poema "Tabacaria", escrito em 1928 e publicado em 1933, é a maior obra da última fase de Álvaro de Campos.

Citação que sintetiza a fase: "íssimo, issimo, issimo , cansaço"

Alguns de seus poemas mais famosos são:

 Passagem das Horas, 1916

Apontamento, 1929

Tabacaria, 1929

Magnificat, 1933

Aniversário, 1930

Lisbon Revisited, 1923

Poema em Linha Reta

Ode Triunfal

Se te queres

Ricardo Reis: Outro famoso alter ego de Pessoa, Ricardo Reis nasceu no Porto, Portugal, no dia 19 de setembro de 1887., era formado em medicina mas não exercia a profissão, e viveu no Brasil desde 1919, suas primeiras obras foram publicadas em 1924, na revista Athena, fundada por Fernando Pessoa, é o poeta clássico, da serenidade epicurista, que aceita, com calma lucidez, a relatividade e a fugacidade de todas as coisas, sua filosofia e de um epicurismo triste, pois defende o prazer do momento o “carpe diem”, como o caminho para felicidade, ele também dava voz a uma poesia pagã, crê nos deuses e nas presenças quase divinas que habitam todas as coisas.

Versos ilustrativos de Ricardo Reis:

“Esta é a hora, este o momento, isto / É quem somos, e é tudo.” (carpe diem)

“Mais vale saber passar silenciosamente / E sem desassossegos grandes” (ideal de ataraxia)

“Antes de nós nos mesmos arvoredos / Passou o vento” (passagem do tempo / efemeridade da vida)


3ªFICHA

 O Poema autopsicografia é composto por 12 versos ao todo, divididos em três estrofes com 4 versos cada uma, com rimas cruzadas, sendo o primeiro rimando com o terceiro, e o segundo com o quarto, e é considerado um poema de redondilha maior por conter 7 silabas, com relação a forma estilística o poeta faz uso de algumas técnicas, tais como poliptoto que é quando se usa uma palavra várias vezes de maneira diferente para dar ênfase na ação (“fingidor”, “fingir”, “finge”) e metáfora “Esse comboio de corda/ Que se chama coração”, e foi escrito em 1 de abril de 1931.

Nele o poeta Fernando pessoa fala um pouco dele mesmo, e do seu ofício de poeta, (apesar de ser assinado por um de seus heterônimos), fala também do seu real poético criativo, a pluralidade de si mesmo, deixando a claro a verdadeira intenção do poeta e da poesia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (289 Kb)   docx (166.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com