TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Material de Avaliação Prática de Aprendizagem

Por:   •  20/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ACADÊMICO

Fernando Menezes Santana

R.A

1628086-5

DISCIPLINA

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Curso

Letras

MAPA – Material de Avaliação Prática de Aprendizagem

[pic 2]

Antigamente não havia uma preocupação em relação às pessoas que tratavam outras com indiferença ou agressão. Hoje com uma mentalidade mais desenvolvida, o indivíduo percebe que está sofrendo ou agredindo o outro com bullying. Esse assunto hoje em dia é bastante debatido no âmbito escolar, tentando conscientizar os alunos sobre o malefício causado por suas atitudes, objetivando diminuir a prática e o número de casos de bullying nas instituições escolares.

A escola é o lugar onde os revérberos da sociedade fazem com que se crie uma espécie de mini sociedade, que tende a recriá-la em um espaço menor e isolado. A sociedade em geral é agressiva e excludente, e esses aspectos tendem a se repetir entre os alunos no âmbito escolar.

Os profissionais de educação encontram muitas dificuldades mediante ao que distingue as brincadeiras típicas da idade à violência física ou psicológica. Nesse cenário, reprovação ou abandono escolar, episódios de indisciplina, também se apresentam como consequências aos envolvidos na dinâmica escolar. Portanto, para ser uma escola acolhedora, a instituição deve atuar ativamente no combate ao bullying. É necessário que a instituição de ensino desenvolva atividades de integração entre os alunos e que incentive a aceitação do outro, principalmente evidenciando que todos somos diferentes e que devemos respeitar as escolhas e opções do outro para conviver em comunidade.

Em uma sociedade materialista, de pensamento acelerado, onde todos correm atrás da sua própria felicidade e a dor do outro poucas vezes importa. Infelizmente em alguns grupos, a sociedade tem negligenciado as dificuldades daqueles que carecem de um pouco mais de observação, um pouco mais de motivação, um pouco mais de incentivo.  O educador por mais ocupado que esteja não pode deixar passar a oportunidade de averiguar as falhas persistentes dentro da sala de aula. O agressor também deve ser interpelado, orientado sobre a consequência dos seus atos e, se necessário, encaminhado para tratamento psicológico ou psiquiátrico.

Face ao exposto, é importante salientar que tanto os discentes quanto a família e toda a unidade escolar precisam estar esclarecidos em relação ao tema, atentando para a sua seriedade e consequências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (205.3 Kb)   docx (144 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com