TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PASSATEMPO QUÍMICO: UM MATERIAL DIDÁTICO PARA AUXILIAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO

Por:   •  28/11/2018  •  Monografia  •  7.875 Palavras (32 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - CECEN

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E BIOLOGIA - DQB

CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA

     EVELYN DANIELLE CORDEIRO AZEVEDO

PASSATEMPO QUÍMICO: UM MATERIAL DIDÁTICO ALTERNATIVO PARA AUXILIAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DE SÃO LUÍS – MA.

São Luís- MA

Junho / 2018

[pic 2]

                               EVELYN DANIELLE CORDEIRO AZEVEDO

PASSATEMPO QUÍMICO: UM MATERIAL DIDÁTICO ALTERNATIVO PARA AUXILIAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DE SÃO LUÍS – MA.

Trabalho de conclusão de Curso apresentado ao Curso de Química Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão, em cumprimento às exigências para a obtenção do grau de Licenciado em Química.

Orientador: Prof. Me. Italo Prazeres da Silva

São Luís- MA

Junho / 2018

PASSATEMPO QUÍMICO: UM MATERIAL DIDÁTICO ALTERNATIVO PARA AUXILIAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DE SÃO LUÍS – MA.

EVELYN DANIELLE CORDEIRO AZEVEDO

Aprovada em: ___/___/__

BANCA EXAMINADORA

 _________________________________________________________

Prof. Me. Italo Prazeres da Silva (Orientador)

Universidade Estadual do Maranhão-UEMA

__________________________________________________________    

Prof. Dr. Antônio Francisco Fernandes de Vasconcelos

Universidade Estadual do Maranhão-UEMA

__________________________________________________________

Prof. Me. Adilson Luís Pereira Silva

Universidade Estadual do Maranhão-UEMA

São Luís – MA

2018


[pic 3]

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente ao Senhor Deus por sempre me dar saúde е força para superar as dificuldades, por ter permitido qυе tudo isso acontecesse, ао longo de minha vida, е não somente nestes anos como universitária, mas que em todos os momentos é o maior mestre qυе alguém pode conhecer.

Agradeço à minha querida família, principalmente aos meus pais, Concitinha e Antônio, aos meus irmãos Emerson Daniel, Elerson Felipe e Emilly Rafaelly, e às minhas avós Maria José Cordeiro e Conceição Cordeiro, pelo amor incondicional e pelo apoio, por terem sempre acreditado no meu potencial durante toda essa caminhada.

Agradeço imensamente ao meu ilustre Mestre, meu Orientador, Professor Ítalo Prazeres da Silva, por seu total empenho e dedicação no desenvolvimento deste trabalho monográfico. Sua inteligência, sua competência, sua integridade diante do seu âmbito profissional, são atributos de extrema admiração nos quais, desejo ter e levar durante toda minha vida. Serei eternamente grata aos seus ensinamentos, ao seu companheirismo, à sua paciência, à sua dedicação, durante minha jornada acadêmica, tornando-se muito mais que um professor, mas um grande amigo que quero levar por toda minha vida.  Muito obrigada não somente por ter mе ensinado, mas, por ter mе feito aprender.

Agradeço também aos Professores do Curso de Química que muitos contribuíram para a minha formação acadêmica: Adilson Silva, Lídia Santos, Antônio Vasconcelos, Silvana Lourenço, Fabiana, Maria José, e à Professora Francinete Goncalves, da escola “CEJOL”, que muito contribuiu na minha pesquisa e aos outros Professores do Ensino Médio que me deram a base para  adentrar ao mundo acadêmico: Professora Lízia Adriane, Keilly Danielle, Tiane Chaves, e ao meu grande inspirador, que despertou em mim o interesse e o amor pela Química, Professor Jurandir Santos.

Agradeço ao meu namorado, melhor amigo e companheiro de todas as horas, Luã Baldez, pelo carinho, compreensão, amor e solidariedade inefável. Por estar sempre apoiando minhas decisões e meus planos, sempre se esforçando para que estes sejam concretizados.

Sempre existem aquelas pessoas que fazem dos nossos dias únicos e especiais, que estão conosco em momentos ímpares, que repartem o pão, mesmo este, sendo o menor possível, pessoas que nos trazem ótimas lembranças, e essas pessoas são vocês, minhas grandes companheiras durante toda essa jornada, Elis Cristina e Laryssa Costa. Agradeço por estarem comigo desde o primeiro momento que adentrei a esta Universidade, mesmo com todas as diferenças existentes entre nós três. Serei sempre grata a vocês por todo apoio, por toda cumplicidade, por todo companheirismo, por todos os momentos, erros, acertos, aprovações e reprovações, que enfrentamos juntas. Levarei a amizade de vocês por toda minha vida.

Agradeço aos amigos(as) Juliana Nunes, Suzana Marques, Karol Lages, Amanda Miranda, Mayane Carvalho, Gideilson Lopes, por terem contribuído diretamente ou indiretamente na minha jornada acadêmica. Vocês são muito especiais para mim.

Agradeço a todos os servidores da UEMA, aos que trabalharam no laboratório, como Dona Regina, Antônio Luiz e Kzam. Aos que serviam minha alimentação no RU. Aos que cuidavam da limpeza do prédio e do laboratório de Química, e ao Maycon da xérox. Ao Baicotó que muitas vezes me forneceu alimentação no crediário.

Agradeço, em geral, a todos os que acreditaram no meu potencial, e que tiveram contribuições diretas ou indiretas na minha formação acadêmica, citados aqui ou não. Meu muito obrigada!



[pic 4]

RESUMO

Na atualidade discute-se diversas estratégias e propostas educacionais para o ensino de Química, principalmente de Química Orgânica, e entre outras, destacam-se a utilização de atividades lúdicas, tais como, os jogos didáticos. Este estudo desenvolveu, aplicou e avaliou um material didático denominado Passatempo Químico, contendo Enigmas, Quiz, Caça-Palavras e Palavras Cruzadas, para auxiliar o ensino e a aprendizagem da Classificação dos Carbonos, Classificação das Cadeias Carbônicas e da Nomenclatura dos Hidrocarbonetos segundo IUPAC.  Usou-se Quiz por ser um jogo que motiva a ação dos alunos e auxilia o processo de aprendizagem; Caça-Palavras por se constituir como um instrumento motivador e mediador do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando-se do cognitivismo, incentivando a descoberta, a busca e o raciocínio;   Palavras Cruzadas por ser um jogo que estimula a curiosidade, a criatividade, o raciocínio e por possibilitar exercitar e ampliar o vocabulário dos alunos de forma desafiadora e Enigmas, para auxiliar no raciocínio, na compreensão de conceitos básicos e no entendimento de novos tópicos. Elaborou-se o material alternativo proposto com dados dos livros didático utilizados na escola CEJOL e com auxílio de sites educacionais. Avaliou-se o Passatempo Químico, através de questionário avaliativo proposto por Kirkpatrick (1994). Os resultados obtidos comprovam sua eficácia como ferramenta educacional capaz de motivar o aluno a aprender, estimulando a construção de conhecimento para sua formação intelectual, auxiliando assim o ensino e a aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.1 Kb)   pdf (433.7 Kb)   docx (213.2 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com