TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado comum da america

Por:   •  22/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 5

Blocos Comuns da América

Dentro dos blocos comuns da América, encontramos o ALADI (associação Latino-Americana de Integração), CAN (Comunidade Andina), CSME; CARICOM (Comunidade do Caribe), MCCA (Mercado Comum Centro Americano) MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), NAFTA (Tratado Norte Americano de Livre Comercio), OECO (Organização dos Estados do Caribe Oriental) e TLC-EUA-AC-RB (Tratado de Livre Comercio, entre Estados Unidos, América Central e Republica Dominicana) todos muito importantes, porém iremos falar um pouco mais apenas sobre o Mercosul, Nafta e Caricom.

MERCOSUL

Conhecido como Mercado Comum do Sul, é uma organização fundada a partir de 1991, com a assinatura do tratado de assunção no Paraguai, onde o seu principal objetivo era integralizar os Estados por meio de livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos. Os membros que compõem esse bloco econômico importantíssimo da América do Sul são os seguintes Países: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Venezuela. Lembrando que, Chile, Colômbia, Peru e Bolívia, eles poderão entrar neste bloco econômico, pois assinaram os tratados comerciais e até o momento participam como países associados ao Mercosul.

As Origens do Mercosul estão ligadas as discursões para a constituição de um mercado econômico regional para a América Latina, onde eles reconstroem ao tratado que estabeleceu a associação latino-Americano de livre comercio (ALALC)

O tratado de Assunção estabelecido pelo mercado comum do sul, tinha um intuito de criar uma aliança comercial, com objetivo de dinamizar a economia regional, movimentando entre si mercadorias, pessoas, forças de trabalho e capitais. No início, era estabelecida uma zona de livre comercio, onde os países participantes do tratado não tributariam ou restringiriam as importações um do outro, porém em 1995, essa zona foi convertida em União aduaneira, na qual todos poderiam cobrar as mesmas quotas nas importações dos demais países.

O Mercosul se destaca pelo seu regionalismo aberto, ou seja, ele além de ter como objetivo o aumento do comercio intrazona, ele também estimula o intercambio com outros parceiros comerciais.

Hoje, o Mercosul corresponde por 71,8% (12, 789.558 km²) do território da américa do sul.

Fonte: IBGE países (http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php)

Sua população chega a 275 milhões de habitantes, correspondendo assim a 69.8% da população da América do Sul e conta com várias etnias e origens.

  Fonte: FMI (http://www.imf.org/external/index.htm)

Sem contar que o Mercosul é uma potencia agricola, com capacidade de producao das cinco principais culturas alimentares globais ( Trigo, milho, soja acucar e arroz). E se destaca como o maior exportador de liquido mundial de acucar e como maior produtor e exportador de soja.

Portanto, apesar do Mercosul ser considerado “Novo”, ele é muito importante para o desenvolvimento, fortalecimento e proteção da América Latina, claramente descritas no seu maior objetivo que é consolidar a integração política, econômica e social entre os países que o integram, fortalece os vínculos entre os cidadãos do bloco, e contribui para melhorar sua qualidade de vida. Com a sua primordial ideia de estabelecer um grupo com a mesma taxa aduaneira, e sem se limitar e expandindo cada vez mais a liberdade entre os países como a de libre circulação e educação comum.

NAFTA

North American Free Trade Agreement ou Tratado Norte-Americano de livre comercio.

Nafta nada mais é do que uma aliança econômica de uma zona de acordo “Zona Livre de comercio” entre os Estados Unidos, Canadá e México. Onde eles se fortalecem economicamente com o objetivo de ampliar a produção, diminuir o custo de produção e aumentar o mercado consumidor.

O Nafta entra em funcionamento em 1994, com o intuito de que nos próximos 15 anos, as barreiras alfandegaria entre os países membros iriam cair, e que que a potencialidade comercial entre os países da Nafta, da América Central e América do Sul fossem ampliadas.

O Tratado Norte-Americano de livre comercio tem várias finalidades, uma delas e eliminar as barreiras alfandegarias para produtos e serviços, ou seja, por um imposto mais baixos nos produtos que chegam de outros países. Ela também visa aumentar a competitividade entre os blocos econômicos e diminuir os custos de importação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com