TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado internacianal

Por:   •  19/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

Introdução        3

Balança comercial        4

O que é?        4

Superávit:        4

Déficit:        5

Protecionismo        6

O que é?        6

Tarifas Protecionistas:        6

Organização Mundial do Comércio (OMC)        7

OMC o que é?        7

Qual a função dessa organização?        7

Conclusão OMC        7

Brasil: Comércio Internacional        8

Principais países e produtos importados ou exportados pelo Brasil        8

Balança comercial brasileira 2015        9

Balança comercial brasileira 2016        10

Conclusão        11

Bibliografia        12


Introdução

Nessa pesquisa irei abordar o tema comércio brasileiro internacional, irei proferir sobre os principais aspectos necessários para a compreensão do assunto como, por exemplo:

  • Balança comercial.
  • Protecionismo.
  • Organização Mundial do Comércio (OMC).
  • Principais características do comércio internacional brasileiro.
  •  Algumas tabelas contendo informações sobre a balança comercial brasileira nos últimos anos.

Tomei como base para minha pesquisa, alguns conceitos adquiridos nas aulas de geografia, também alguns dos melhores e maiores sites de pesquisa do Brasil.

Tenho como principal objetivo, informar e habilitar o leitor para uma boa compreensão e fixação sobre O QUE É? , e, COMO FUNCIONA? Comercio internacional brasileiro.

Importante dizer que as questões que abordo na pesquisa têm como resposta definições claras, para fácil entendimento e clareza, visando também uma melhor absorção do leitor.

 


Balança comercial[pic 1]

 O que é?

Balança comercial é um termo econômico que representa as importações e exportações de bens entre os países.

Dizemos que a balança comercial de um determinado país está favorável, quando este exporta (vende para outros países) mais do que importa (compra de outros países). Do contrário, dizemos que a balança comercial é negativa ou desfavorável.

A balança comercial favorável apresenta vantagens para um país, pois atrai moeda estrangeira, além de gerar empregos dentro do país exportador.

 Superávit

Consiste no resultado positivo a partir da diferença entre aquilo que se ganha (receita) e aquilo que se gasta (despesa).

Este termo é usado na Economia para se referir ao valor médio que sobra de uma receita (dinheiro arrecadado) após a dedução dos gastos.

Dentro da balança comercial de um país, o chamado superávit primário é considerado o valor que sobra da receita após o pagamento das despesas, exceto os juros referentes a dívida pública. 

Já o chamado superávit nominal é uma média mais completa, pois inclui nas contas o valor dos juros da dívida. Por exemplo, significa quando o Governo consegue arrecadar dinheiro suficiente para gerar um superávit primário e, com o saldo positivo, ainda consegue pagar os juros da dívida referente a determinado período, fazendo com que ainda haja uma "sobra" de capital.[pic 2]

 

 Déficit

[pic 3]

Significa aquilo que está em falta para o preenchimento de uma quantia numérica, correspondendo a diferença entre o valor previsto e o valor realmente obtido.

Na economia, o chamado déficit no orçamento (déficit orçamentário) representa que a expectativa do valor das despesas será superior ao das receitas disponíveis.

A partir deste cenário cria-se o chamado déficit público (ou déficit governamental), quando o estado atual de uma nação é marcado pela presença de despesas superiores ao valor das receitas públicas arrecadadas no país.

Ainda no âmbito econômico, o oposto do deficit é o superavit, que representa um cenário onde os valores das receitas são superiores ao das despesas. Assim, a principal diferença entre o deficit e o superavit está no fato do primeiro representar um aspecto negativo para a economia, pois consiste na presença de despesas e dívidas maiores do que os “lucros”, e o segundo um ponto positivo, pois significa que houve mais arrecadação de receita do que o pagamento de dívidas ou despesas.

           

[pic 4]

[pic 5]

 Protecionismo

  O que é?

Protecionismo é uma doutrina, uma teoria que prega um conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de favorecer as atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira. Tal teoria é utilizada por praticamente todos os países, em maior ou menor grau. 

  Tarifas Protecionistas:

  • Criação de altas tarifas e normas técnicas de qualidade para produtos estrangeiros, reduzindo a lucratividade dos mesmos.
  • Subsídios à indústria nacional, incentivando o desenvolvimento econômico interno.
  • Fixação de quotas, limitando o número de produtos, a quantidade de serviços estrangeiros no mercado nacional, ou até mesmo o percentual que o acionário estrangeiro pode atingir em uma empresa.
  • O responsável pela fiscalização do comércio entre os países e dos atos protecionistas que os mesmos adotam é a OMC (Organização Mundial do Comércio).

 Organização Mundial do Comércio (OMC)

[pic 6]

OMC o que é?

        

Organização Mundial do Comércio (OMC) é um órgão internacional que define as regras para o comércio multilateral e plurilateral entre os países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (393.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com