TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia da Pesquisa Geográfica

Por:   •  25/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Juiz de Fora

ICH – Instituto de Ciências Humanas

Disciplina: Metodologia da Pesquisa Geográfica

Professor; Patrick Calvano Kuchler

Aluno: Rogério Silva Lima

Matrícula: 201527035

Análise Crítica do Vídeo “O grande desafio do século XXI – Evaristo de Miranda (Chefe geral da EMBRAPA Territorial)” e do Vídeo “Fatos Florestais: caem mitos que opõem produção à conservação no Brasil”- Tasso Azevedo -  Engenheiro florestal do Observatório do Clima.

A Embrapa Territorial estuda principalmente o uso das terras no Brasil. O Sr. Evaristo inicia sua palestra tecendo uma crítica aos que se julgam entender de agricultura no Brasil, pois esta se encontra em constante mudança. Ele faz uma rápida análise da agricultura brasileira no período de 1990 a 2015, em contrapartida, no vídeo do Engº Tasso de Azevedo, esse afirma que e o Brasil não encolheu e que os dados apresentados na palestra do Sr. Evaristo contêm muitos números e dados pra convencer os participantes de sua palestra do contrário.

Ao afirmar que a agricultura vem “tirando o Brasil da Lama”, o Sr. Evaristo deixa clara a sua opinião em pró do agronegócio no Brasil, defendendo claramente a abertura de incentivos e leis ambientais mais flexíveis para esse segmento. Ao analisar três fatores importantes, que segundo ele são à base dos entraves na agricultura brasileira, que são eles: 1 – A Atribuição das terras no Brasil, 2 – A Ocupação de terras no Brasil  e 3 – O Uso de terras no Brasil, ele traz em sua palestra um breve resumo desses temas.

No primeiro item ele fala que o Brasil possui 30% de seus territórios tomados por reservas florestais e terras que segundo ele, são constantemente desapropriadas pelo governo para a criação de parques Nacionais ou Reformas agrárias, por exemplo, pois bem, segundo Tasso, há pelo menos 20 países com mais territórios ocupados por florestas e que com certeza o Brasil não é o país que mais investe em proteções ambientais como diz o Sr. Evaristo.

No item dois ele afirma que o Brasil possui 10% de seu território atribuído a reservas indígenas e quilombolas e finalmente no item três ele fala do uso pelo agronegócio e que esse sim precisa ser ampliado para a reserva agrícola que o mundo irá precisar daqui a alguns anos e que o seu principal concorrente, os EUA, financiam Ong’s no Brasil para que atrapalhem o crescimento da economia nacional. Segundo o Engenheiro Tasso, o Brasil é o terceiro país com terras destinadas à agricultura, ficando somente atrás das superpotências China e EUA, com cerca de 245 milhões de hectares destinados a essa finalidade sendo o quarto maior produtor de alimentos do mundo.

O Sr. Evaristo tece também duras críticas aos serviços de sensoriamento remoto no Brasil, através de suas empresas técnicas responsáveis por esses monitoramentos que são encobertos para endurecer as leis ambientais dificultando o avanço do agronegócio. O engenheiro Tasso, afirma que o território de proteção ambiental, reservas ecológicas, indígenas e quilombolas estão muito mal divididos dentre os 30% de terras brasileiras com essa finalidade, ele destaca também que há muitos produtos extraídos de forma sustentável dessas terras, gerando ao Brasil cerca de 1,5 bilhões de reais por ano, mesmo sem investimento em tecnologia e estrutura. E é isso o que os institutos de monitoramento mostram, irritando muito os homens do agronegócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com