TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ORG. METODOLOGIA ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  7/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 7

Atividades Práticas Supervisionadas - 4ª e 5ª séries

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Etapa 1

Passo 1

Ler textos indicados na ATPS.

http://filosofonet.wordpress.com/2012/08/07nietzsche-por-que-devemos-nos-tornar-criancas/Acesso em :04 nov .2014.

https://www.unicef.pt/docs/pdf_publicacoes/convencao_direitos_crianca2004.pdf

http://www.ibc.gov.br/Nucleus/media/common/Nossos_Meios/RBC_RevAgo2003_Artigo_2.rtf.

Passo 2

Pesquisar nos textos indicados as definições de Concepção de: Criança, Educação Infantil e de Ensino Fundamental.

A concepção básica da criança reflete-se no que ela aprende vendo e vivenciando com sua família no dia a dia. O mundo infantil é cheio de curiosidade, muita imaginação e espontaneidade.

A Educação Infantil tem finalidade de até aos 5 anos de idade promover o desenvolvimento cultural e integral, e trabalhar  os aspectos psicológico, social, físico e social da criança junto com a família e a comunidade total.

O Ensino Fundamental é a etapa em que se deve desenvolver a capacidade do aluno, fazendo com que o aluno domine o uso da leitura, escrita, e do cálculo.

Passo 3

Produzir um texto dissertativo – argumentativo envolvendo as três definições acima pesquisadas.

Crianças existiam desde sempre e durante muito tempo elas estavam "apagadas" na sociedade, então com o avanço de toda legislação, foi pensado: Como dar educação de qualidade para as crianças?

As crianças são atores sociais, determinando a própria vida, nessa perspectiva a criança é entendida como construtora do conhecimento, da cultura, e da própria identidade.

Há décadas, para cá foi aprovada pelas Nações Unidas, uma série de direitos fundamentais à criança.

Hoje em dia, as crianças tem uma série de direitos a seu favor, direitos que algumas vezes a privam de algumas atividade ou não. A infância que queremos para as crianças é uma infância de direitos: uma melhor qualidade de vida, direito a pertencer a uma família, de ter uma moradia, alimentação. E também o direito de ser educada, para estar ativa na sociedade e dentro disso entra também, os cuidados que uma criança exige, ou seja , cuidados  físicos, e psíquicos, que farão muito a diferença quando essa criança for adulta. Isso é grande fator que dirá qual tipo de cidadão ela será.

Em diversas partes do Brasil, a educação vem tendo problemas, alguns lugares em que as crianças não estão tendo os seus direitos, mas creio que isso pode mudar, só depende de nos impormos e exigirmos os direitos.

Passo 4

Pesquisar informações sobre o Ensino Fundamental de nove anos na Legislação Educacional Brasileira e responder às questões abaixo:

Questões a serem respondidas pela equipe:

  • Qual a nomenclatura adequada para o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos?

Educação Infantil

Creche: até 3 anos de idade.

Pré - escola: 4 e 5 anos de idade.

Ensino Fundamental: até os 14 anos - primeira etapa dos 6 aos 10 anos de idade.

Segunda etapa: dos 11 aos 14 anos de idade.

  • Com a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, a Educação Infantil será até 5 anos de idade?

O Senado federal aprovou no dia 28 de outubro a Proposta de Emenda Constitucional 96  A/03, onde a Educação passa a ser obrigatória dos 4 aos 17 anos de idade .De acordo com a resolução nº.3 de 03/08/2005, a faixa etária prevista para a Educação Infantil é de até cinco anos.

  • Professores contratados inicialmente para a Educação infantil podem ser remanejados para o Ensino Fundamental?

Cada sistema de ensino deve observar a legislação vigente quanto à contratação dos profissionais de educação, pois as leis estabelecem a mesma carreira e concurso para a atuação tanto na educação Infantil quanto no ensino fundamental, outras, no entanto, definem carreira e concurso com atuação distintas, ou seja, especificas para a atuação na educação infantil ou no ensino fundamental.

Etapa 2

Passo 1

Ler as informações  contidas nas indicações informadas na ATPS.

Passo 2

Produzir um texto dissertativo – argumentativo sobre conceito de interdisciplinaridade.

A interdisciplinaridade surgiu a partir da necessidade de manter um diálogo entre as disciplinas. Seu objetivo é contextualizar os conteúdos das disciplinas, fazendo com que busquem um mesmo objetivo, de modo que esse processo não seja uma via de mão única, mas que possa ser estabelecido por diversas disciplinas e de diversas formas, contribuindo para a formação de sujeitos críticos, que lutem por seus ideais dentro da sociedade em que vivem.

A interdisciplinaridade tem sido abraçada por grande parte dos educadores, garantindo a construção do conhecimento de maneira global, rompendo com as fronteiras das disciplinas, pois apenas a integração dos conteúdos não seria satisfatório.

Geralmente aplicada já nas séries iniciais do Ensino Fundamental, os professores devem incentivar os alunos a construírem relações entre os diferentes conteúdos presentes nas diversas disciplinas do currículo escolar.

Passando de uma concepção fragmentada para unitária é possível integrar esses conteúdos através da ação pedagógica utilizando a interdisciplinaridade para a construção de uma escola/ comunidade participativa e decisiva na formação social do indivíduo, bem como uma prática coletiva e solidária na organização da escola.

O trabalho interdisciplinar faz com que professores pedagogos e alunos tenha um comprometimento e se envolvam em um todo por isso ao trabalhar a interdisciplinaridade em sala de aula a partir de projetos inovadores que visem à integração e comunicação de ambos , os alunos terão uma melhor relação entre professores das diversas áreas do conhecimento , e uma melhora significativa de assimilação dos conteúdos. Um projeto interdisciplinar de educação deverá ser marcado por uma visão geral da educação, num sentido progressista e libertador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (889.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com