TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Morte e vida de grandes cidades

Por:   •  17/6/2017  •  Resenha  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

Morte e vida de grandes cidades

2-os usos das calçadas: segurança

Uma das funções das calçadas é abrigar os pedestres. A calçada por si só não tem função, ela necessita de um ambiente, como por exemplo os edifícios e os demais serviços atribuídos a elas, o mesmo ocorre com as ruas.

As ruas e as calçadas são os principais locais públicos de uma cidade.

Pode se chegar a uma conclusão sobre a cidade pelas suas ruas, se não existe segurança nas ruas, pode se concluir que na cidade não tem segurança.

Com o aumento das cidades, a insegurança aumenta, já que quanto mais pessoas, menos conhecidos elas se tornam. Pelo fato de serem desconhecidos, isso gera uma certa insegurança já de primeira. A violência tomou conta das ruas. Por esse fato, as pessoas começam a se tronar mais seletivas, escolhendo os melhores horários para saírem, se restringindo a certos locais.

A violência não esta apenas nos “cortiços”, ou bairros de classe baixa, ou periferias, está em qualquer lugar, em qualquer bairro.

Não se pode atribuir a culpa por essa criminalização aos pobres ou marginalizados. Por exemplo, uma das áreas mais seguras de uma certa cidade é o bairro ondem habitam pessoas de baixa renda.

A ordem  estabelecidas nas ruas e calçadas, não é mantida por policiais, mais sim por padrões de comportamentos que existem nas pessoas, inconscientemente. O problema não vai ser resolvido com a dispersão das pessoas, ou tentar torna-las menores também não ira resolver a criminalização.

A um pensamento em que ruas com maiores movimentações acabam sendo mais seguras, já as desertas, se tornam mais perigosas.

Há três características para tornar a rua  mas segura com uma infraestrutura para receber as pessoas, primeiro, deve ficar claro a delimitação do espaço privado do público, esse fato não é muito presente nos subúrbios.  Segundo, deve haver uma certa visualização na rua, quanto mais pessoas circulando, maiores são os números de pessoas observando a área.  Terceiro, a rua deve ter um certo movimento.

Serve como vigilância estabelecimentos e outros locais públicos ao longo das calçadas., com destaques para estabelecimentos noturnos.

Esses estabelecimentos noturnos dão motivos paras as pessoas frequentarem esses lugares, tanto os próprios moradores como desconhecidos.

Um exemplo: um morador que gosta de apreciar o movimento da rua, ajuda nesse vigilância, e a manter a rua segura, já que sabe, normalmente quem é seu vizinho e quem é um desconhecido.

Com o crescimento dos bairros a uma certa quebra nesse sistema, as pessoas de grandes bairros não se conhecem, se quer sabem que são seus vizinhos.

Os bairros mais ricos, que não fazem a própria vigilância, contratam uma empresa que cuida e assegura suas residências e sua vidas.

Pag 42 ultimo paragrafo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (28.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com