TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças Climáticas O Impacto

Trabalho Universitário: Mudanças Climáticas O Impacto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

No sertão cortado pelo rio São Francisco, abrangendo 78 municípios nas proximidades de Juazeiro, na Bahia, doenças, falta de chuva e outras mazelas da vida são vistas como vontade de Deus - e só a Ele se deve recorrer quando a fila no gabinete dos prefeitos está grande demais para pedir favores. Na contramão da cultura tradicional, a região é hoje cenário de um estudo científico típico dos tempos modernos, capaz de gerar dados preciosos para que o futuro da população dependa menos da fé e mais dos preparativos frente às mudanças climáticas. Por entre mandacarus e riachos secos que contrastam com a riqueza da fruticultura irrigada pelo Velho Chico, pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz começaram a desenhar o mapa da vulnerabilidade regional aos impactos do aquecimento global.

A partir de imagens e previsões do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com precisão de 20 km, são avaliados problemas como escassez de água e salinização do solo, além de dados sobre saneamento, condições de trabalho e número de pessoas por domicílio, por exemplo. "Os indicadores vão direcionar prioridades e políticas públicas para aumentar a capacidade de resposta da população", explica Martha Barata, coordenadora do trabalho. O estudo é um desdobramento da metodologia já aplicada no Estado do Rio de Janeiro, na qual a capital foi apontada como a região mais vulnerável. "Após cinco anos, o plano é aplicar novamente o indicador para avaliar ao longo do tempo os avanços ou retrocessos nos preparativos", diz a cientista, engajada ao esforço de organismos internacionais para avaliar as relações entre o aquecimento global e os riscos para a saúde e para a qualidade de vida da população.

A Organização Mundial da Saúde reconhece que o aquecimento do planeta afeta a qualidade do ar e a provisão de água e alimentos, com danos que deverão causar prejuízos de US$ 2 bilhões a US$ 4 bilhões por ano até 2030. Os países mais pobres são os mais vulneráveis e despreparados. De alergias causadas por polens, que atingem 300 milhões de pessoas no mundo, à diarreia, responsável por 2,2 milhões de mortes por ano, são diversas as doenças que tendem a se espalhar no planeta mais quente. A malária, transmitida por mosquito, mata 1 milhão de pessoas por ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com