TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NA INCLUSÃO TODOS TEM DIREITO A EDUCAÇÃO

Por:   •  31/5/2018  •  Artigo  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Edinho Bandeira Abreu RU - 1735509

NA INCLUSÃO TODOS TEM DIREITO A EDUCAÇÃO

UTA. A 2018 – FASE I – CICLO2

MÓDULO A

ITAITUBA - PA

2018

INTRODUÇÃO                                     

Este diário de campo foi realizado na Escola municipal de ensino fundamental São José, comunidade km 75, município de Rurópolis- PA. A escola conta com quatro alunos em processo de inclusão. Aonde conheci o Mateus que tem Síndrome de dawn, está com 15 anos, e cursa o 7º ano do ensino fundamental II, a sala tem 23 alunos sendo apenas o Mateus com necessidades educativas especiais nessa turma. Trata-se de um rapaz muito querido, conhecido por todos sempre participativo nas aulas e desde o primeiro contato se mostrou educado e amigo. O princípio fundamental dessa pesquisa está baseado em um direito de todo ser humano: acesso a educação.

                     

A LEI E O DIA A DIA NA ESCOLA

       

           Na antiguidade pessoas que nasciam com alguma deficiência explicita, eram excluídas da sociedade deixadas ao abandono, muitas chegavam a ser exterminadas. Ao longo da história muitas coisas mudaram várias leis foram criadas, todas com o objetivo de incluir essas pessoas na sociedade. Esses acontecimentos representaram um grande avanço para a educação inclusiva, ao tratar de questões como, acessibilidade à educação, combate ao preconceito e a discriminação.

         Hoje de acordo com a lei, nenhuma escola pública ou particular pode recusar a matrícula de pessoas com deficiência. Segundo o artigo oitavo da Lei Federal 7.853/ 89, é crime punível com reclusão de um a quatro anos e multa “Recusar, suspender, cancelar ou fazer cessar sem justa causa, a inscrição de um aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, porque é portador de deficiência”.

          É fundamental o incentivo previsto na lei, em que as pessoas com deficiência estudem em escola regular com outros alunos. Mas não basta só receber os alunos com necessidade em escola regular! A escola precisa está preparada para que o ensino seja adequado e de qualidade.

          Com relação a investimentos e acessibilidade, se tratando de uma escola do interior, a escola observada está de parabéns. O acesso principal está adaptado com rampas e corrimão, os sanitários e bebedouros também estão adequados, sala de acesso ganhou equipamentos novos, salas de aula foram ampliadas, acesso a áreas de lazer, entre outras adaptações. Porém, deixa a desejar em outros quesitos importantes como; a especialização dos professores e a parceria entre família e escola.

            A maioria dos professores que acompanhei ainda tem dúvidas sobre sua capacidade para vencer estes desafios. Mesmo sabendo do consenso de que a participação das pessoas com deficiência é um direito inquestionável, muitos ainda resistem, declarando-se despreparado para concretizá-los. Até mesmo educadores que se dizem favoráveis à inclusão admitem exceções, alegando não terem o “preparo necessário”.

             Mais alguns professores já estão habituados com a educação inclusiva, é o caso da professora de educação física, educadora experiente tem vários anos de carreira na educação, ela disse, ”Não podemos muito, mas podemos fazer o necessário para que a criança se sinta acolhida e inserida na sala de aula de forma natural”. Os professores precisam está conscientes de sua importância, e da função que desempenham quando lidar com alunos especiais, pois não precisam de receitas prontas, é na prática em sala de aula, entre professor e aluno que são fornecidos os elementos próprio do fazer pedagógico, que possibilitam jeitos e formas mais acertada de ensinar.

   

           Outro fator muito importante é o apoio da família. Segundo a diretora pedagógica, alguns pais deixam a desejar quando se trata da participação da vida escolar de seus filhos, “Falta diálogo entre professor, família e toda comunidade”. A escola depende da família para haver trocas rápidas de informações sobre o que está sendo oferecido à criança e qual o seu aproveitamento, pois as soluções para as dificuldades encontradas também dependem da responsabilidade dos pais. Sem a sua participação à escola e o professor sentem dificuldades em descobrir suas reais necessidades. Pois a família é o primeiro grupo com o qual a criança convive e seus membros são seus exemplos de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (159.5 Kb)   docx (93.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com