TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Campo das Políticas Públicas de Educação: Uma revisão da literatura

Por:   •  17/6/2019  •  Resenha  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Políticas Educacionais

Docente Titular: Prof. Dr. Francisco Heitor de Magalhães Souza

Formosa.GO, 15 de Abril de 2019

Estudante      Leonardo Braga Costa

Matrícula nº 12018001115        Curso de: Geografia

RESUMO DO TEXTO N° 2

Referência bibliográfica

Título do texto: O Campo das Políticas Públicas de Educação: Uma revisão da literatura.

Autora: Ângela Maria dos Santos.

Publicação: Novembro de 2013

Publicado em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/ 

Resumo:

     Alguns trabalhos em destaques em relação as políticas públicas, denominado policy Science, devido a situação de emergência em função de problemas econômicos, financeiros e sociais enfrentados no ocidente, onde a crise chegou aos poderes públicos.

    Mas foi gradativamente construído o campo disciplinar de políticas públicas em cursos universitários. Simultaneamente eram desenvolvidas por agencias do governo. Mas há autores que dizem que esse campo da ciência surgiu em 1970 na Alemanha.

    A história dos estudos das políticas públicas está relacionada a uma teria das escolhas racionais com vistas a melhorar os serviços públicos e estatais principalmente depois do fim da segunda guerra mundial. O foco analítico da política pública reside na identificação do problema que ela procura solucionar, na forma como esse problema se concretiza no sistema jurídico e político, essas políticas são mais focadas na análise de programas, projetos, planos e demais medidas que venham a concretizar as políticas públicas.

    No início dos anos 1980, centradas na responsabilização das escolas e de seus profissionais, passaram a questionar as motivações políticas que fundamentam esse processo, adotando abordagens que buscam apreender a visão/opinião/percepção de diretores, professores, coordenadores pedagógicos, pais e alunos sobre as medidas, com vistas a construir percursos mais flexíveis de investigação na área.

 

 

Questionamento(s)

     Podemos ver que as políticas públicas, é ciência moderna, que teve início na metade do século passado e que está alinhado tanto em Universidades, onde fazem estudos sobre, buscando principalmente o bem-estar das pessoas e também em agências do governo onde são tomadas decisões onde vão reger a população em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (195.8 Kb)   docx (187.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com