TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Campo Jornalístico e o Ensino da Literatura na BNCC

Por:   •  2/5/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ - CAMPUS MACAPÁ   [pic 1]

CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS            TURMA: 5º SEMESTRE (2023.1)

COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA II

PROFESSOR: TERESINHA ROSA DE MESCOUTO     DATA: 19/03/2023

ACADÊMICO(S):

- MARIA VITÓRIA BARBOSA DIAS

- VICTOR LENO SILVA DE SOUZA

                                               Resenha Crítica

                   Campo Jornalístico e o ensino da literatura na BNCC

No ensino da língua portuguesa no Ensino Médio, é trabalhado um campo importante na educação dos alunos, o Campo Jornalístico-Midiático, esse campo vai ampliar nos estudantes as possibilidades de participação dos jovens nas práticas em relação à informação e opinião, as quais estão presentes na esfera jornalística/midiática. Além da escuta, leitura e escrita que circulam no campo, o objetivo deste campo é proporcionar experiências que mantenham os jovens interessados nos fatos que rodeiam sua comunidade, sua cidade e no mundo e que afetam as vidas das pessoas. Outras práticas pretende-se que os jovens incorporem, a prática da leitura, escuta e produção de textos pertencentes a gêneros da esfera jornalística em diferentes fontes, veículos e mídias, e desenvolvam autonomia de pensamento crítico para se situar em relação a interesses e posicionamentos diversos, além de discussões sobre as formas contemporâneas de publicidade utilizadas nas várias mídias e ambientes digitais.

As habilidades desse campo estão ligadas às práticas de leitura, escuta, produção de textos e análise linguística. Algumas das habilidades compõem uma palavra em comum: "análise", os estudantes são levados a fazer análise dos campos que movem o campo jornalístico, os impactos das novas tecnologias digitais, projetos editoriais, de forma a ampliar o repertório de escolhas possíveis de fontes de informação, dentre outros. Outra habilidade trabalhada com os estudantes é de atuar de forma fundamentada,ética e crítica, na produção e no compartilhamento de comentários, textos noticiosos e de opinião. Ainda nesse campo, os alunos 

Como se encaixa o ensino da literatura na BNCC envolvendo o Ensino Médio

A literatura é de uma  importância imensurável no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. O que a difere do pensamento comum é que ela não diz respeito apenas à leitura de livros em disciplinas específicas, como Língua Portuguesa, mas não só pode, como  deve ser contemplada nas diversas áreas do conhecimento.

Mesmo não sendo delimitada como um componente curricular específico, a literatura abrange toda a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo destaque em vários pontos do ensino, assim sendo também explorada com base nos diferentes aspectos do texto ficcional.

A BNCC é o documento que define os aprendizados fundamentais durante toda a trajetória do aluno, trilhando os caminhos da Educação Infantil até o Ensino Médio. Estamos falando de uma ferramenta que orienta e guia as escolas em seus planejamentos de seus currículos escolares, funcionando como uma base para os objetivos de aprendizagem em cada etapa da formação dos estudantes. Vale ressaltar que as particularidades sociais, regionais e metodológicas de cada instituição de ensino são consideradas nesse documento, o tornando singular e diversificado em cada lugar que ele serviu como base para o currículo construído.

O objetivo da BNCC é estabelecer uma educação igual à todos, que envolva todo o território nacional e leve em consideração a qualidade do ensino, assim como a formação do cidadão. Ao falarmos de como se dá a estruturação da Base para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, temos presente uma divisão dos conhecimentos em cinco campos de experiências. A Base possui caráter normativo e estabelece objetivos de aprendizagem definidos por meio de competências e habilidades essenciais.

Escutamos também sobre as práticas literárias no contexto extraescolar, tendo o seu papel no cotidiano das pessoas. Entre elas estão as práticas digitais que são vistas em várias habilidades da BNCC e se relaciona com a preocupação de promover o aprendizado em paralelo com as possibilidades tecnológicas da vida contemporânea.

As práticas digitais de leitura de textos literários ambientam os jovens que estão ligados à esse meio digital, assim como aproxima,-os dos recursos tecnológicos e da realidade virtual, os capacitando a compartilhar críticas e impressões com os demais. Sobre o potencial digital presente à serviço do ensino literário, a BNCC apresenta diferentes sugestões de exploração das obras ficcionais:

Depois de ler um livro de literatura ou assistir a um filme, pode-se postar comentários em redes sociais específicas, seguir diretores, autores, escritores, acompanhar de perto seu trabalho; podemos produzir playlists, vlogs, vídeos-minuto, escrever fanfics, produzir e-zines, nos tornar um booktuber, dentre outras muitas possibilidades. (BNCC, Linguagens, Língua Portuguesa, Ensino Fundamental, p 68).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (120 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com