TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Clima E A Arquitetura

Artigos Científicos: O Clima E A Arquitetura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 2

O Clima e a Arquitetura

Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Geografia Urbana como parte da avaliação referente ao semestre em questão do curso de Arquitetura e Urbanismo.

1.Introdução.........................................................................................................

Introdução

A Arquitetura é a arte de construir ambientes voltados para as diversas atividades humanas, desde suas casas até seus ambientes de trabalho, adequando-se a diversos fatores como a cultura e a necessidade de determinado local. Entretanto, mais que isso deve ser analisado. Questões geográficas como relevo e solo, e climáticas afetam as construções em grande escala. O presente trabalho tem como objetivo mostrar como o clima afeta a Arquitetura, e o nosso trabalho é deixa-la mais confortável de acordo com as necessidades climáticas da região.

Clima

O que é Clima

Clima se define como as condições meteorológicas médias presentes em determinado lugar, levando em conta características como temperatura, pressão de ar, precipitação, ventos, umidade, entre outros. O estudo de tais particularidades dura por pelo menos 30 anos e muda com certa frequência. Por exemplo, depois da chamada Revolução Industrial houve uma mudança drástica no modo de vida das pessoas que passaram a utilizar combustíveis fosseis em larga escala, resultando em alterações climáticas como um aumento da temperatura.

Diferença entre Clima e Tempo

Como visto anteriormente, o clima caracteriza-se por uma série de características marcantes de determinado local por certo período de tempo. Quando se diz “tempo”, o conceito muda. Refere-se a um estado momentâneo da região. Pode-se dizer então, que o clima é a junção de “tempos” ocorridos com tal frequência que se tornam uma característica do lugar.

Fatores que determinam o clima

Latitude

Podemos definir latitude como a medida em graus entre os paralelos, que são cortes imaginários no globo na direção horizontal. Partindo da linha do Equador, onde a latitude é zero, e aumentando enquanto se aproxima dos polos. Adota-se o sinal positivo quando isso ocorre para o norte e negativo para o sul da linha do Equador. Outros paralelos conhecidos são os Trópicos de Câncer e de Capricórnio.

A latitude afeta o clima pela quantidade de raios solares que chegam à superfície terrestre. No Equador, por exemplo, os raios paralelos chegam formando um ângulo de 90º, ou seja, chegam de forma intensa. Com isso, as temperaturas se elevam, enquanto que nos pólos os raios solares quase que tangenciam a superfície, que absorve muito menos calor.

Altitude

Altitude é o termo para a medida vertical entre determinado ponto e o nível do mar, ou seja, quanto mais alto, maior a altitude. Ela influencia no clima na medida em que quanto maior a altitude, mais frio.

A atmosfera é aquecida pela incidência dos raios solares na superfície, que passa a irradiar calor; sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com