TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPOIMENTO DA PROFESSORA SOBRE A SUA PRÁTICA DOCENTE

Por:   •  15/11/2022  •  Ensaio  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 3

Com o intuito de conhecermos mais amplamente acerca do trabalho docente da professora Karina realizado em sala de aula, ou seja, da atividade pedagógica dela frente ao processo de ensino em função da aprendizagem. Para tal propósito, foi feita uma entrevista com ela, a fim de entendermos/compreendermos melhor a prática docente desempenhada pela professora Karina, a partir de seu processo formativo e experiências.

A professora Karina exerce a profissão acerca de 15 anos. Logo de início da sua carreira, sua prática profissional docente estava voltada para a educação infantil, esse foi o seu primeiro contato em sala de aula. Além disso, após 13 anos desde o seu processo de formação e ter iniciado sua carreia passou a lecionar por disciplina, e assim atuando como professora de geografia da educação básica no ensino público.

Quando foi perguntado a professora Karina acerca dos motivos que a levou a escolher essa profissão na área docente, se deu pelo fato de ter se identificado desde o período em que estudou no magistério, porém sua primeira opção de formação profissional seria na área de contabilidade. Outro ponto a destacar, no que diz respeito a sua experiência no exercício da prática como educadora no início da carreira, primeiramente atuou como professora auxiliar, e após 3 meses é que ela começou a lecionar, propriamente, como professora regente em sala de aula na educação infantil.

No tocante a sua formação escolar e acadêmica, a professora Karina cursou o antigo magistério no ano de 1998 no Estado de Pernambuco, e no ano de 2011 ingressou na Universidade Estadual de Alagoas aqui em União dos Palmares, uma das cidades da Zona da Mata alagoana, no prédio do antigo colégio Santa Maria Madalena, onde atualmente funciona a escola municipal Jairo Correia Viana.

Segundo a professora Karina, a dinâmica durante a aula de geografia em certos aspectos do ensino em sala se fundamenta a partir do contexto social em que os alunos da escola Maria Mariá estão inseridos. No âmbito do processo de ensino, ela informou que os alunos procuram se empenhar/dedicar ao estudo, também serem participativo, obedecer e que estão sempre buscando aprender.

Ao ser tratado a respeito dessa relação professor-aluno nesse processo de ensino e aprendizagem, a professora pontuou como sendo algo fundamental e também se faz necessário desenvolver uma boa relação entre ambas as partes envolvidas nesse processo. Além disso, buscar entender a realidade-mundo do aluno e procurando inserir a vivência e realidade dela para a sala de aula, com o intuito de obter um resultado bem sucedido no ensino-aprendizagem.

Dentre os desafios enfrentados em pleno exercício do trabalho docente durante a pandemia da Covid-19, a professora apontou algumas indagações, como a questão tecnológica frente a essa realidade, pois alegou que na comunidade em que trabalha uma parcela bem baixa dos alunos tinham telefone ou acesso à internet, também que a interação nos grupos era em menor proporção.

Outro ponto interessante, diz respeito ao que poderia ser feito para promover melhorias no ensino em função da aprendizagem dos alunos. Segundo a professora Karina, a disponibilidade de mais recursos materiais, acesso à tecnologia, que é algo bem distante na comunidade em que trabalha, além de mais uma sala de informática ou até mesmo um laboratório que seria de bom começo. Contudo, ela ainda afirma que apesar dessa carência, a criatividade de todos vem dando bons resultados. Além disso, trabalhando com o que tem disponível na escola, ela e os demais procuram instigar os alunos na busca pela aprendizagem e isso é refletido nas notas obtidas nas avaliações externas da escola e que para ela é bem gratificante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com