TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE DOCENTE DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DE NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO

Por:   •  17/8/2021  •  Ensaio  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

TITULO: A ATIVIDADE DOCENTE DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DE NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO

AUTORES/ FILIAÇÃO: Márcia Aparecida Resende – UNIS-MG

Carlos Henrique de Souza Gerken – UFSJ

OBJETO DE ESTUDO:

A atividade docente de uma professora alfabetizadora no contexto da escola e das políticas públicas da rede estadual de ensino de Minas Gerais, a partir dos sentidos e significados constituídos acerca daquilo que se faz em sala de aula.

OBJETIVO:

 O estudo propõe a ampliação da compreensão da atividade docente como uma complexa trama de sentidos e significados, que vão além daquilo que concretamente é realizado, uma vez que engloba tudo o que poderia ter sido feito, as possibilidades, os impedimentos e os constrangimentos que o professor vive.

METODOLOGIA:

A investigação foi realizada com uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental, de escola pública, no estado de Minas Gerais, tendo como foco a compreensão da atividade docente no que se refere ao trabalho de alfabetizar e letrar. O levantamento de dados foi realizado por meio de observações diretas da sala de aula, gravações das aulas em vídeo e entrevistas com a professora, como também a leitura de documentos oficiais. O método pode ser assim categorizado: a) organização dos dados da observação, com a caracterização do contexto das políticas públicas voltadas para a alfabetização e o letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental; b) contextualização da escola centrando-se em seu Projeto Político Pedagógico, modos de organização, características gerais da clientela, visão e expectativas da diretora e da supervisora; c) formação de núcleos de significação com base nas entrevistas e a análise dos sentidos e significados construídos pela professora, recorrendo aos procedimentos indicados por Aguiar e Ozella (2006).

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

 “...os processos de produção cultural, social e pessoal têm como base os significados. Aguiar e Ozella (2006) caracterizam os significados como produções históricas e sociais que permitem a comunicação de nossas experiências, sendo conteúdos instituídos que são apropriados pelos sujeitos e configurados a partir de suas subjetividades. Já o sentido, refere-se à articulação dos eventos psicológicos que o sujeito produz frente a uma realidade, que é mediada socialmente, caracterizando-se como uma “singularidade historicamente construída” (op.Cit., p. 5).

“Considerando o significado como a generalização e fixação da prática social humana por meio de instrumentos técnicos e culturais, no caso dos professores, a significação da atividade docente realiza-se nos objetivos e conteúdos da ação de ensinar, que acontece de forma intencional nas relações de ensino e aprendizagem com os alunos, tendo em vista as condições reais e objetivas nas quais ocorre o processo de apropriação do conhecimento” (BASSO, 1998).

[...] o sistema de regras impessoais não escritas que definem, num meio dado, o uso dos objetos e o intercâmbio entre as pessoas; uma forma de rascunho social que esboça as relações dos homens entre si para agir sobre o mundo. [...] O gênero organiza a reciprocidade dos lugares e funções ao definir as atividades independentemente das propriedades subjetivas dos indivíduos que as realizam num momento específico. CLOT(2007).

“Para entender a atividade do professor, é preciso compreender como ele sente, pensa e age na condução do seu trabalho na escola, como toma ciência dos limites e das possibilidades através da observação e da discussão sobre a atividade realizada. É preciso considerar também que a atividade que buscamos entender por meio da pesquisa é realizada por uma professora específica, com a singularidade de sua história que a faz atribuir sentidos e significados próprios ao que realiza e que tudo isso acontece em um contexto vinculado a um determinado tempo e espaço na sociedade” (AGUIAR e DAVIS, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com