TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO DEMOGRÁFICO NA EUROPA, CONSEQUENCIAS E PREOCUPAÇÕES PARA AS PRÓXIMAS DÉCADAS

Exames: O DESAFIO DEMOGRÁFICO NA EUROPA, CONSEQUENCIAS E PREOCUPAÇÕES PARA AS PRÓXIMAS DÉCADAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3

O DESAFIO DEMOGRÁFICO NA EUROPA, CONSEQUENCIAS E PREOCUPAÇÕES PARA AS PRÓXIMAS DÉCADAS

O continente europeu é considerado atualmente como um continente velho, pois a população adulta e idosa são superiores ao índice de natalidade. Atualmente a Europa vem passando por políticas de apoio ao aumento da natalidade, a preocupação ocorre devido à falta de população jovem, pois eles serão os trabalhadores e geradores da renda e economia do seu país, enquanto que a população idosa e as crianças são os dependentes dos poucos adultos, levando o governo a se preocupar, pois assim não há como escapar de uma grande crise econômica. Alguns países já passaram a adotar vários métodos de apoio, a Itália é um dos países que vem se destacando, pois sua população idosa é mais numerosa que a infantil, o índice de natalidade vem diminuindo nos últimos trinta anos, assim a Itália vem a ser o pais mais velho do mundo. Essa diminuição no número de filhos esteve ligada a interação da mulher no mercado de trabalho e sua busca por autonomia, o governo por sua vez demorou muito tempo para ver o quanto a falta de nascimentos poderia prejudicar o futuro do país, e hoje busca reverter à situação que esta longe de voltar a serem um país jovem, e os numerosos idosos fica sob orientação do governo. Dessa maneira os imigrantes são bem vindos já que os árabes e africanos, por exemplo, tem em média mais filhos que as italianas, porem com o passar do tempo se acostumam com a cultura e passam a diminuir o número de filhos também. Antes um filho era visto como um investimento hoje ela é vista como uma despesa exigindo ajuda governamental, em Portugal foi lançado quinze medidas para favorecer as famílias, pois estas não têm mais filhos pela dificuldade encontrada em seu país, dentre elas incentivos as empresas que contratam os pais que estão saindo da licença paternidade e maternidade, segurança social, as empresas que construírem creches terão o apoio fiscal do governo, e os avós por estarem vivendo mais poderão ajudar a cuidar dos netos tendo a oportunidade de participar da licença que pode ser para o pai, mãe e avós.

Na Alemanha o governo esta desembolsado 25 mil euros para cada criança nascida desde janeiro, este valor é um incentivo ao aumento populacional. No entanto em Portugal essas políticas deixam a desejar piorando a situação e gerando o desemprego, pois maternidades e escolas estão fechando, necessitando assim do ampara governamental.

A Suécia sede a licença maternidade ou paternidade, os pais escolhem qual deve ficar mais tempo em casa com a criança, é permitido que um deles fique durante um ano em casa cuidando da criança e continue recebendo seu salário.além da criação de escolas integrais adequadas para que Oe pais possam voltar as atividades tranquilamente.

Todas essas medidas são adotadas para evitar que a crise econômica se alastre invencivelmente pela Europa, já que ela vem crescendo devido à falta de uma população jovem e uma grande concentração e aumento da expectativa de vida que depende do governo para manter a população idosa que já trabalhou e contribuiu para o crescimento do seu pais e agora precisa de cuidados .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com