TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.243 Palavras (9 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera Uniderp

DESAFIO PROFISSIONAL

CONSTRUINDO A IGUALDADE DE GÊNERO E ETNIA

Daiana de Paula Moura – RA 3365549378

Pólo Santo Antônio de Posse

Curso: Geografia – 3º Bimestre

Disciplinas: Geografia Cultural

Geografia da População e Ambienta

Geografia do Brasil

História do Pensamento Geográfico e

Organização e Regionalização do Espaço Mundial

Santo Antônio de Posse

2017

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento deste projeto teve o objetivo de auxiliar como elemento pedagógico na integração das dificuldades enfrentadas atualmente dentro das salas de aula, onde se encontram crianças de diferentes identidades e personalidades.

A educação deve proporcionar o desenvolvimento humano, que idepende de cor, religião, cultura, raça, livre de pré-conceitos valorizando a humanização.

DESAFIO PROFISSIONAL

A escola CUIDANDO DO FUTURO possui um projeto pedagógico que abrange e derruba o desrespeito que é enraizado no ambiente escolar desmitistificando a diferença e fazendo alunos decontruídos e humanos. O projeto que é estruturado pela coordenadora Kamony , tem como objetivo dinamizar os direitos do didadão pela Declaração Universal de Direitos Humanos, envolvendo alunos de ensino médio. A sala em questão já possuia em registros internos da escola algumas divergências e queixas sobre determinados comportamentos agressivos e preconceituosos, uma sala do 2° ano de adolescentes com idades entre 15 e 16 anos. Kamony, coordenadora pedagógica propôs o uso da abordagem a construção de um projeto de apendizagem voltado para o ensino médio relacionando gênero, etniae população ecomicamente ativa PEA no Brasil.

O instrumento de intervenção pedagógica busca a compreensão do espaço de jovens de classes abastadas e que ingressaram na instituição por meio de processos seletivos e testes de conhecimentos construiídos.

O projeto uniu o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias das Diretrizes Curriculares Nacionais aplicando diversos modos de ensinar as diferentes linguagens, contemplando o desenvolvimento humano global.

.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ............................................................................03

2. PASSO 01....................................................................................04

3. PASSO 02....................................................................................05

4. PASSO 03....................................................................................06

5. CONCLUSÃO.........................................................................................07

6. REFERÊNCIAS...........................................................................08

1° PASSO

PRODUÇÃO DO ROTEIRO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA

7. INTRODUÇÃO

METODOLOGIA

PUBLICO ALVO: ENSINO MÉDIO

CRONOGRAMA

RESULTADOS ESPERADOS

AVALIAÇÃO

REFERÊNCIAS

2° PASSO

ANÁLISE CRÍTICA DOS ADOS DA ESTÁTISCA DE GENÊRO- IBGE 2014

Aluno 1:

Jorge é um menino de 10 anos de idade, é o único filho de um casal de quarenta anos, vindo de uma escola particular, ele tem apresentado dificuldade de comportamento e não cumpre com as regras exigidas na escola atual.

Murilo é uma criança que não consegue ficar sentado para realizar as atividades proposta em sala de aula, também caçoa de um amigo deficiente auditivo quando este fala com a professora em libras. Por causa desse comportamento o seu desempenho escolar não esta sendo o mesmo dos demais colegas de sua sala.

Trata-se de uma criança que está com dificuldade em aceitar algumas regras da escola dentro da sala de aula. Por exemplo: Quando a professora está explicando algo, ele fica levanta-se de sua cadeira, o mesmo ocorre na hora de realizar as tarefas, ele anda na sala de aula de um lado para outro.

Ele vem apresentando um quadro excessivo de limpeza, sempre quer sair da sala para lavar suas mãos e rosto. Todos os dias após intervalo diz que está com fome, mesmo afirmando ter realizado a refeição no intervalo.

Aluna 2:

Luiza tem 10 anos de idade também e vem de uma família humilde, seu pai trabalha no meio rural e sua mãe e dona de casa. Clara tem três irmãos mais velhos e diariamente presencia discussões entre seus pais. Na sala de aula Clara é uma menina muito contida e isso vem afetando o seu desempenho em sala de aula.

Clara é uma menina que apesar de tímida, quando a professora chama sua atenção para terminar a tarefa proposta em sala de aula, assim que a professora vira as costas ela mostra a língua e rasga a folha de seu caderno.

A aluna não segue algumas regras pelo fato de não gostar de fazer trabalho em grupo e também não realiza os deveres em sala de aula e nem os de casa.

Vem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com