TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estado Islâmico

Por:   •  20/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

ESTADO ISLÂMICO

O Estado islâmico organização jihadista islamita de orientação wahhabita atuando principalmente no oriente médio. O estado islâmico já proclamou um califado, que consiste numa  espécie de sistema de governo muçulmano que se baseia nas leis islâmicas(sharia).

Califa é um titulo atribuído ao líder religioso da comunidade islâmica, o califa e basicamente um imperador, pois representa a maior autoridade jurídica, política, militar, social e religiosa dentro do califado.

 O EI aspira conquistar inicialmente as áreas do Levante que são a jordania, israel, palestina, libano e Chipre .

 O grupo no inicio era composto e apoiado por varias organizações terroristas sunitas insurgentes, incluindo suas organizações antecessoras com a Al-qaeda no iraque.

Para entender o crescimento dessa rede terrorista é preciso voltar em 2011, no contexto da primavera árabe, que é o nome dado a onda de protestos contra governos do mundo árabe. Com os protestos foram derrubadas algumas ditaduras como a da tunisia, egito, libia e iemen. Com a queda das ditaduras, abriu-se uma porta para o ganho de forças de partidos com ideais religiosos, pois os ditadores reprimiam qualquer ato de extremismo islâmico.

Nesse contexto surge a guerra da síria, em que o estado islâmico aproveita da fragilidade do estado para conseguir dominar territórios e expandir suas influencias.

O EI é sustentado principalmente pela venda de barris de petróleo no mercado negro, barris de petróleo que provem das terras dominadas no Iraque, além de sequestros, contrabando de carros e armas e a instalação de um sistema de imposto nas áreas dominadas.

O EI é particularmente violento contra muçulmanos xiitas, assírios, cristãos armênios, iazidis, drusos, shabaks e mandeanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (27.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com