TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio em Geografia

Por:   •  29/11/2020  •  Dissertação  •  7.475 Palavras (30 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]


[pic 9]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

EVANDRO PASSOS NATIVIDADE – RA: 2857164768

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

Relatório do Estágio curricular obrigatório do 6º semestre do Curso de Licenciatura em Geografia apresentado à Anhanguera, como requisito parcial para a obtenção da aprovação na disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III.

Tutor à distância: Rejiane Platero

Polo de Apoio Presencial: Porto Seguro - Ba

Porto Seguro - Bahia

2017

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO................................................................................................04

2.IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO.................................................05

3.ANÁLISE DO TEXTO......................................................................................05

4.ANÁLISE DOS PARÊMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO ................................................................................................07

5. ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA.....................................................09

6.ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE ..........................................10

7. DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO.........................................................................12

8.ELABORAÇÃO DO PLANO DE UNIDADE.....................................................18

9.APRESENTAÇÃO DO PLANO DE UNIDADE PARA O PROFESSOR REGENTE ................................................................................................. .......22

10.REGÊNCIA (INTERVENÇÃO PRÁTICA) .....................................................23

11.ELABORAÇÃO DO PROJETO PARA O ESTUDO DE UM TEMA SOCIAL..............................................................................................................24

12.ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA USO DA TIC NO ENSINO DE GEOGRAFIA......................................................................................................31

13.APRESENTAÇÃO DO PROJETO................................................................33

14.CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................34

15.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................35

1.INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo relatar a experiência vivida no ambiente escolar, realizado no Colégio Estadual Professora Terezinha Scaramussa, em Santa Cruz Cabrália, no período de 04/09/2017 A 25/10/2017. Foram obtidos os dados referentes a unidade escolar, a análise do Plano Político Pedagógico, a realidade escolar, e a observação das aulas de Educação Física, que contribuíram para reflexão da caminhada profissional, e que obtém um papel de riquíssima importância na formação inicial do docente, por vivenciar a diversidade no ambiente escolar. Através das observações, é possível ter uma visão holística de como melhorar a ministração da aula e as formas de como administrar as ferramentas de maneira didática.

O relatório contempla também, as leituras obrigatórias de muita valiam para aperfeiçoamento das práticas docentes, e a realização de um projeto escolar voltado para uma série do ensino fundamental com a ajuda da professora Regente. As aulas observadas contribuíram para uma análise crítica do futuro licenciado, experimentando desafios e refletindo sobre futuras ações que poderão contribuir para sanar as dificuldades encontradas durante as observações.

2.IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O estágio realizado no Colégio Estadual Professora Terezinha Scaramussa, situada a Rua Frei Henrique de Coimbra, no Centro, na cidade de Santa Cruz Cabrália – Bahia, foi realizado no período de 04/09/2017 a 25/10/2017, no período noturno, nas turmas do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, sob orientação da Professora Dalcilete Chaves Marinho, encaminhado pela Diretora Silvania Nunes Silva para observação das práticas docentes e análise da realidade escolar.

A escola que está situada no bairro da periferia recebe alunos de diversas partes da cidade e dos distritos que pertencem ao município, muito bem localizada e de fácil acesso. A escola é mantida pelo Estado e funciona no período matutino das 07:30 ás 11:55, no período vespertino das 13:00 ás 17:10 e no período noturno das 19:00 as 22:20, este último, turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos) fora da idade ideal e o ensino regular. A unidade oferece turmas do ensino médio do 1º aos 3º anos, possui 1220 alunos devidamente matriculados e frequentes.

O Colégio Estadual Professora Terezinha Scaramussa, está fundamentada nos princípios da universalidade de igualdade ao acesso, permanência e sucesso dos educandos com a comunidade local, e com o objetivo de que a Escola é uma instituição democrática, participativa e comunitária como espaço de sociabilidade e desenvolvimento dos alunos para o exercício da cidadania e a pratica dos direitos e deveres.

A escola tem como meta formar alunos autônomos, criativos e críticos numa relação de respeito mútuo com a parceria escola – família – comunidade, pois entende que o perfil da cidade é capitalista, competitiva, baseada nas ações e resultados, libertadora e critica, fruto das relações entre as pessoas e as diversas culturas existentes na comunidade.

3.ANÁLISE DO ARTIGO

O presente trabalho, nos leva a analisar e aprender o processo e as mudanças no que diz respeito a ensinar e aprender geografia. Além de estimular e convidar, o texto busca inspirar o trabalho docente, informando, oferecendo subsídios, instrumentalizado e propondo reflexões relativa as práticas pedagógicas e ao ensino de geografia através de concepções de conceitos pertinentes à área. Isso possibilita ao docente entrar em contato com uma bibliografia diversificada, tanto na área da educação, para que o próprio professor possa refletir sobre a sua ação pedagógica, como especificadamente no campo do conhecimento da geografia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.9 Kb)   pdf (238.6 Kb)   docx (43.7 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com