TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Imperialismo Cultural

Por:   •  16/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Imperialismo Cultural

-Definição

        Imperialismo cultural é o meme dado a um conjunto de politicas que tem por objetivo ampliar a esfera de influência geopolítica de um país sobre outro, impondo a sua cultura.

        Sendo assim uma mera forma de dominação, quando chega-se na cultura, o controle social se torna mais fácil e influente.

-Critica

        Uma crítica muito forte ao imperialismo cultural, é como se tornou tão presente no mundo todo, como está velado em ações banais e as suas consequências.

   Historicamente guerras e conquistas e territórios sempre foram presentes em todo a sociedade, ou seja, ao decorrer da história precisamos e executamos inúmeras formas de tal dominação. Exemplos pertinentes a isso é como o ocidente imortaliza toda sua cultura sobre a oriental. Acontecendo isso no começo com a guerra da Coréia, onde a do sul se torna capitalista e todo o financiamento feito pelo EUA não foi apenas armamentista, também colocando sua cultura e a vendendo na Coréia. A visão de mundo se muda e o ocidente de tona sonho.

Mostrando que o imperialismo cultural não necessita ser forçado, pode ser velado mudando a forma em que a cultura atingida vê o mundo. As causas disso são diversas, como a mídia feita no ocidente, tem a sua facilidade de entrada no oriente, diferente da deles em nosso. Com isso as ideias de cultura asiáticas são esteriótipadas impulsionados pelo capitalismo, com intuito de se vender.

 Asiáticos e descendentes quando se vivem no ocidente a representatividade é quase nula, como mostra o filme "Crazy Rich Asians" que após vinte anos sem um filme com toda a produção asiática, foi lançado. Já a sua divulgação fora do EUA, foi péssima, mostrando a diferença de como a cultura é tratada de forma diferente. Sem representatividade no ocidente e não sendo reconhecidos em seu país de origem, tais pessoas acabam de ficar sem indentidade, matando a cultura de seus ancestrais.

 Portanto as consequências são mostradas de uma forma mais explícita atualmente, matando outras culturas, tiram identidade, vendem estereótipos causando e aumentando a xenofobia. O imperialismo sendo velado e vendido pelo capitalismo, mostra sua cara quando culturas atingidas pelo mesmo morrem, junto as pessoas reprodutoras da mesma. Isso mostra o quão etnocêntrico é e como a globalização o impulsiona junto ao capitalismo.

-Com a matéria

        Com todo esse imperialismo instituições sociais sempre ficam muito atuantes e partes importantes para a cultura.

        Durkheim, leva a educação muito a sério demonstrando sua importância, pois pela educação que passamos, aprendemos e desenvolvemos a cultura. Nesse meio a dominação pode existir e determinar o "império". Como na falsa necessidade ou respeitar o sistema alimentando-o de forma capitalista, sendo o produto outra cultura. Com isso cada vez mais estereotipando-a e a matando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com