TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MENINO E O CAIXAS

Monografias: O MENINO E O CAIXAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  937 Visualizações

Página 1 de 4

RELAÇÃO ENTRE O TEXTO E AS DISCIPLINAS ESTUDADAS

Relacionando este texto às disciplinas estudadas,neste semestre, nos trás reflexões e nos leva a pensarmos como o conhecimento é indispensável para o ser humano desenvolver e como o papel do educador é decisivo, e muito influencia no entendimento e assimilação do conhecimento.

Para tanto, comparando o texto com as disciplinas estudas encontramos que uma das características do professor é preparar e “buscar instrumentos necessários para o desempenho competente de suas funções e a capacidade de questionar a própria prática”, para que o conhecimento possa chegar de forma clara para qualquer indivíduo, ou seja teve estar na busca do conhecimento, para assim retransmiti-lo aos seus alunos.

Sabemos que cada criança é singular, tem sua maneira própria de pensar, agir e criar seu mundo e é uma forma de interagir consigo mesmo e de desenvolve suas capacidades. Ser livre, fazer suas escolhas, ter a liberdade de brincar com brinquedos inteiros ou em pedaços, novos ou velhos, são possibilidades de exploração que mostram conhecimentos vividos por ela.

Cada estudante tenta indiscriminadamente acumular conhecimentos em um espaço muitas vezes desapropriado, ou seja, seus conhecimentos estão sendo assinalados de certa forma errônea. E que apesar de estar transbordando conhecimento, tem que saber como usá-los. É provável que se pense que as escolas devam cuidar da aprendizagem e não do ensino, mas aí está o perigo. Uma vez que o professor precisa estar preparado, e este preparo tem que começar no sistema de ensino, nas licenciaturas, buscando reflexões e práticas que dessem ao futuro professor capacidade de enfrentar a realidade.

O professor não pode aplicar somente as antigas metodologias de ensino, devendo sempre se reciclar para inovar o modo como ensina pois tais métodos arcaicos não vão auxiliar na aquisição do conhecimento por parte do educando. Percebe-se que é necessário ter uma educação que valorize o educando, A educação hoje está de ligada na formação de cada individuo, sendo a grande ponte na reconstrução de conhecimento, pois, a sociedade no geral vem banalizando o saber de forma desastrosa, deixando de lado os valores que regem em nossas vidas daí a importância da educação.Fazer com que todos acreditem que podemos mudar o mundo a nossa volta. Respeitando as diferenças e admitindo alguns erros para a partir disso sabermos enfrentar as dificuldades seja no âmbito educacional, social e pessoal.

A EDUCAÇÃO E O SEU PAPEL ATUAL NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS E A POSTURA DO EDUCADOR

Adotando como base a educação e o seu papel no desenvolvimento dos alunos e a postura do educador, o texto sugere uma metáfora em que o entregador representa os educadores que, recebe seus alunos como portadores de caixas vazias, os objetos simbolizam os inúmeros conteúdos lançados e o menino tem o papel dos alunos Sendo assim, o aluno foi recebendo o conhecimento oferecido pelos professores de maneira desorganizada e ele passou somente a guardá-los indiscriminadamente sem conseguir fazer qualquer conexão entre aquelas informações.

Quanto às minhas reflexões relacionadas ao meu papel como educador, entendo que na sala de aula somos o mediador e é nosso dever

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com